Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Fim dos debates quinzenais. “É estranho proposta vir do maior partido da oposição”

J.Lucas Pires/H. Raposo

Fim dos debates quinzenais. “É estranho a proposta vir do maior partido da oposição”

22 jul, 2020 • Marta Grosso , Miguel Coelho (moderação do debate)


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo são unânimes em criticar o fim dos debates quinzenais no Parlamento. Rui Rio “não lida bem com a democracia”, diz Henrique Raposo. Os dois comentadores analisam ainda a chegada de mais um grupo de migrantes.

“É absurdo” que venha do maior partido da oposição a proposta para acabar com os debates quinzenais no Parlamento com o Governo, diz Jacinto Lucas Pires nesta quarta-feira, um dia depois da aprovação das novas regras.

E “é mau sinal” que o Governo aceite. “Parece que quer navegar à vista, mas em silêncio”, lamenta o comentador do programa As Três da Manhã, notando a contradição da decisão com a expressão que tantas vezes enche os discursos políticos para se referirem ao Parlamento: “casa mãe da democracia”.

A proposta foi aprovada por PS e PSD num “casamento muito pouco democrático”, diz Henrique Raposo.

“O papel do Governo é governar, mas também explicar a governação”, sublinha.

Na opinião deste comentador, o líder do PSD “é uma personagem essencialmente pouco democrática” que “não pode ser primeiro-ministro de uma República” nem líder da oposição na mesma República.

“Rui Rio é alguém que tem uma visão essencialmente utilitária, tecnocrática e tende a ver os jornalistas e o Parlamento como um obstáculo”, aponta.


Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires comentaram também a chegada de mais um grupo de migrantes a Portugal, desta feita em Olhão. Lucas Pires diz que é preciso saber se se trata de uma rota ilegal e se há indício de crimes de tráfico humano.

Henrique Raposo concorda e sublinha: “se é refugiado, tem direito a abrigo e integração; se for imigrante ilegal, o nosso dever é devolver estas pessoas ao país de origem”, até para não favorecer o crime.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Onde anda o Marcelo?
    24 jul, 2020 Presidente, procura-se 08:36
    O Presidente da república, sempre tão opinativo, não tem nada a dizer acerca disto?
  • Cidadao
    22 jul, 2020 Lisboa 11:32
    Oposição? Qual oposição? PS-PSD juntos no Bloco Central de Interesses, e os outros... podem "mandar umas bocas", mas no final do dia, vê-se que não contam