Tempo
|
A+ / A-

Onde está a Taça? Troféu que o Aves conquistou em 2018 foi levado do estádio

22 jul, 2020 - 12:45 • Luís Aresta com redação

O presidente do clube está a tentar apurar o que se passou. António Freitas reportará o caso às autoridades, se a SAD não prestar o esclarecimento devido. Presença em Portimão, para o jogo da última jornada, está garantida.

A+ / A-

É a pergunta de um milhão de euros na Vila das Aves: onde está a Taça? O troféu conquistado pelo clube em 2018, numa final ganha ao Sporting no Jamor, desapareceu da entrada do estádio, onde habitualmente está exposta, e ninguém a conseguiu encontrar no recinto.

Os dirigentes do clube deram conta da falta do troféu na terça-feira, quando entraram no complexo para tratar da organização do jogo com o Benfica. O presidente do clube admite participar o caso à GNR, caso não obtenha, em breve, uma explicação por parte da SAD.

"Não sei se foi a administração da SAD que resolveu guardar a Taça, com medo de haver coisas situações mais complicadas. Não posso dizer se foi roubada. Estamos a tentar saber o que se passou e, se houver necessidade, se a taça não for reposta em breve, o desaparecimento será reportado à GNR da Vila das Aves", anuncia António Freitas, em entrevista à Renascença.

O diálogo entre a administração da SAD e a direção do clube deixou de existir. O jogo com o Benfica só aconteceu depois do esforço de António Freitas, que injetou dinheiro para a realização dos testes à Covid-19, para o pagamento da apólice de seguros de acidentes de trabalho, para os tratadores da relva, para o pagamento da segurança e do policiamento.

Estrela Costa, presidente da SAD avense, que havia comunicado falta de comparência do clube nos dois últimos jogos da época não foi ao estádio.

António Freitas lamenta que não haja diálogo com a SAD e não poupa críticas a Estrela Costa, que responsabiliza pelo momento caótico que o Aves está a viver. Já despromovido à II Liga, o clube tem ainda jogo com o Portimonense por realizar e o encontro é importante para as contas da manutenção.

Depois de garantir a presença da equipa no jogo com o Benfica, o presidente do clube também já assegurou o cumprimento dos "procedimentos fundamentais" para que o Aves se desloque ao Algarve.

"Vamos conseguir [que o jogo se realize]. A equipa técnica e os jogadores estão disponíveis, apesar de ameaças constantes da SAD, e da Estrela Costa. Estou a tratar do autocarro, porque as chaves foram entregues a essa senhora, por ordem dela. Mas autocarros há muitos. Acabei de confirmar a reserva do hotel. Tudo me leva a crer que haverá jogo, a não ser que me seja posta mais alguma coisa de grave feita por essa senhora", diz António Freitas, nestas declarações a Bola Branca.

O Aves está afundado numa grave crise financeira e desportiva. Vários jogadores já rescindiram os seus contratos, por salários em atraso. A administração da SAD falhou o pagamento das apólices do seguro de acidentes de trabalho dos atletas e anunciou que não tinha reunidas as condições para apresentar a equipa nos dois últimos jogos do campeonato.

Em forma de protesto, os jogadores do Aves ficaram imóveis no relvado, no primeiro minuto de jogo com o Benfica. Os atletas dos encarnados colaboraram com a manifestação dos companheiros de profissão e aplaudiram o gesto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+