Tempo
|
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa diz que nova onda de fundos europeus é “oportunidade única e irrepetível”

21 jul, 2020 - 18:31 • Redação

Presidente da República considera que “o acordo obtido no Conselho Europeu é excecional" e alerta que Portugal não pode desaproveitar a oportunidade.

A+ / A-

A nova onda de fundos europeus para responder à crise da Covid-19 é uma oportunidade irrepetível que não pode ser desperdiçada, defende o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“O acordo obtido no Conselho Europeu é excecional, porque embora não tendo sido o ideal, esteve muito próximo do ideal, porque os Estados não foram afetados. O corte que houve nos subsídios foi, sobretudo, para atividades da Comissão Europeia, não naquilo que cabia a cada Estado”, começou por referir Marcelo Rebelo de Sousa.

Portugal conseguiu um total de 45 mil milhões de euros, entre subvenções a fundo perdido e empréstimos.

O Presidente da República fala num montante “excecional, porque “nunca Portugal recebeu tanto dinheiro para um período como este, e quem diz Portugal diz todos os países da União Europeia”.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta é uma “oportunidade única, mas é também uma responsabilidade saber utilizar bem este dinheiro”.

45 mil milhões para Portugal. O filme da “maratona de negociações” em Bruxelas
45 mil milhões para Portugal. O filme da “maratona de negociações” em Bruxelas

Há duas maneiras de utilizar o dinheiro, defende o chefe de Estado. Olhar para as necessidades imediatas e projetar o Portugal do futuro.

“Uma é olhar para o dia seguinte e é preciso olhar para o dia seguinte, porque há que olhar com outros fundos de emergência para tapar buracos de emergência. Mas com este dinheiro, olhar para o dia seguinte é olhar para daqui a uns anos, para aquilo que é estrutural, que dura mais do que a situação que estamos a viver. O país que queremos construir para daqui cinco, dez, 15 anos, onde vamos investir, nas infraestruturas, nos transportes, no apoio às formas de criação de riqueza, nas questões que têm a ver com a vida dos portugueses em todos os aspetos, também sociais.”

Marcelo Rebelo de Sousa considera que este envelope de fundos europeus “permite que se olhe mais longe”.

“Eu espero que haja a noção de que isto é irrepetível, não volta a haver nos próximos longuíssimos anos uma oportunidade como esta, portanto, não pode ser perdida”, reforçou o Presidente da República.

O chefe de Estado falava aos jornalistas à margem de uma visita aos Bombeiros de Monte Redondo, em Leiria, para homenagear um soldado da paz que faleceu no último fim de semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+