Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Britânicos confiantes em investigação de novo tratamento para a Covid-19

20 jul, 2020 - 15:11 • Marta Grosso

Resultados preliminares com uma proteína designada “interferão beta” sugerem a redução em quase 80% do número de pacientes graves. Os ensaios clínicos estão em curso e já se trabalha na sua aprovação.

A+ / A-

Cientistas britânicos anunciaram um novo tratamento capaz de reduzir as complicações causadas pela infeção do novo coronavírus. A notícia é avançada nesta segunda-feira pela BBC.

Em causa está uma proteína chamada “interferão beta”, que o corpo produz quando recebe uma infeção viral. A proteína é inalada diretamente nos pulmões dos doentes, através de um nebulizador, na esperança de estimular uma resposta imune.

Segundo os ensaios clínicos realizados até agora, este tratamento permite reduzir em quase 80% o número de pacientes graves que necessitam de ventilação e diminuir o número médio de dias de internamento de nove para seis.

Os testes estão a ser realizados pela Synairgen, empresa britânica de biotecnologia sedeada em Southampton, segundo a qual os doentes a quem foi administrado este tratamento para a Covid-19 tinham duas a três vezes mais hipóteses de recuperar as atividades diárias.

Uma proteína da linha da frente

A “interferão beta” faz parte da primeira linha de defesa do corpo contra os vírus e é normalmente usada no tratamento da esclerose múltipla, indica a BBC. Cabe a esta proteína alertar o organismo para a expectativa de um ataque viral.

Mas o novo coronavírus parece suprimir a produção de “interferão beta”, como parte da sua estratégia, pelo que este novo tratamento pretende “injetar” uma dose da proteína diretamente nos pulmões, para que se desencadeie uma resposta antiviral mais forte, mesmo em pacientes cujo sistema imunológico já esteja fraco.

Os investigadores acreditam que o medicamento pode ser ainda mais eficaz nos estágios iniciais da infeção.

A trabalhar numa rápida aprovação

A Synairgen pretende apresentar as conclusões dos ensaios clínicos às autoridades de saúde mundiais nos próximos dias, com vista a que o tratamento seja aprovado em breve.

O processo pode levar meses, mas a BBC garante que o Governo britânico irá trabalhar para obter essa aprovação o mais rápido possível, sendo possível que receba uma aprovação de emergência – como aconteceu com o remdesivir antiviral.

Outra possibilidade é que seja dada permissão para que mais pacientes recebam o tratamento, sendo os efeitos cuidadosamente monitorizados, de modo a que seja garantia a segurança e eficácia do medicamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+