Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima

D. António Marto dedica "palavra de afeto e solidariedade" aos bombeiros

19 jul, 2020 - 17:04 • Ecclesia

«Quero-lhes dizer que os temos bem presentes hoje aqui nesta celebração», disse o cardeal de Leiria-Fátima, este domingo.

A+ / A-

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima lembrou o bombeiro que faleceu este sábado e os cinco bombeiros que ficaram feridos num acidente na Missa que presidiu no santuário mariano na Cova da Iria.

“Uma palavra de afeto e solidariedade aos bombeiros, que nestes dias e nesta hora estão na linha da frente do combate aos incêndios, aos que sofreram o acidente, aos familiares daquele que morreu, e a todas as vítimas destes incêndios, quero-lhes dizer que os temos bem presentes hoje aqui nesta celebração”, disse D António Marto em nome pessoal, do Santuário de Fátima, e de todos os peregrinos presentes na celebração deste domingo.

A Proteção Civil informou que um bombeiro de Leiria morreu no último sábado no hospital da cidade depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória quando participava nas operações de rescaldo de um incêndio na freguesia de Arrabal.

Também no sábado, cinco bombeiros ficaram feridos na sequência do despiste de uma viatura de combate a incêndios, em Alvega, no concelho de Ourém, Santarém.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Santuário de Fátima, o bispo diocesano na sua homilia convidou a uma reflexão sobre o salmo que, de alguma forma, “sintetiza a mensagem da Palavra de Deus” que ouviram na liturgia.

“Os discípulos de Jesus andavam desanimados como nós por vezes também andamos. E nós humanos por vezes pensamos em critérios mais extremos, mas o Senhor Jesus convida-nos a olhar a realidade do mundo com o Seu olhar de Pai, compassivo e misericordioso”, explicou.

A partir do Evangelho, D. António Marto assinalou que “dentro” de cada um e à sua volta “Deus semeou e continua a semear a semente do bem como o trigo, capaz de fazer crescer e amadurecer”: “Assim acontece neste campo onde Deus semeia, é o mundo, a começar pelo nosso pequeno mundo, o nosso coração, que é onde Deus semeia em primeiro lugar”.

“Em nós e à nossa volta existe muito de bom e de belo. Os gestos tão bons e tão belos de gente desinteressada, de gente que se sacrifica pelos outros e não faz notícia nem dá espetáculo”, realçou.

“Não somos ingénuos e vemos a presença do joio que cresce continuamente e nós humanos temos sempre uma tentação de querer eliminar à partida todas estas resistências, de um lado pôr os bons, de outro lado os maus, de um lado pôr os puros e de outro lado os impuros, de um lado os contaminados e de outro os que estão limpos, de um lado os pecadores e de outro lado os santos como se as coisas fossem simples, mas o Senhor lembra-nos que a fronteira passa pelo nosso coração, que só Deus conhece”, desenvolveu.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima explicou que “a vida de uma pessoa pode ser um desastre, pode ser uma ruína provocada pelos vícios”, mas Deus confia que “há sempre um espaço onde pode ser semeada uma semente do bem”.

D. António Marto partilhou que nas visitas que faz às prisões tem encontrado pessoas que “reconhece os crimes que cometeu” e traz “dentro de si o desejo de mudar de vida”, mas, às vezes, “se sente incapaz e impotente, porque não sente quem lhe dê uma mão para o levantar”.

A mensagem de Fátima é também uma mensagem de “confiança”, que o “Senhor deixou aqui através de Nossa Senhora, a garantia da vitória do bem sobre o mal, nesse amor misericordioso da mãe que ama os seus filhos, mais forte que todo o mal do mundo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+