Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças Armadas empenham mais 108 militares na prevenção de incêndios florestais

18 jul, 2020 - 16:42 • Ana Rodrigues

Os três ramos das Forças Armadas têm cerca de 330 militares envolvidos nas ações de patrulhamento no âmbito da prevenção de fogos florestais.

A+ / A-

São 108 os militares da Marinha e do Exército, distribuídos por 36 patrulhas, que vão estar empenhados diariamente, até 30 de setembro, na vigilância das florestas e sensibilização da população, ao abrigo do Protocolo FAUNOS.

Estes militares somam-se aos 226 dos três ramos das Forças Armadas que estão empenhados, desde sexta-feira e até amanhã, domingo, em ações de vigilância e prevenção de incêndios florestais nos 18 distritos de Portugal Continental.

"A importância é enorme. Nós estamos, nestes dias, numa situação de elevado risco devido às condições meteorológicas e uma das formas de mitigar o risco é, precisamente, ter as patrulhas a acontecerem de forma constante", afirmou o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Segundo o ministro, este trabalho de articulação permite que os militares estejam no sítio certo e no momento certo para vigiar e para dissuadir e para explicar às populações a importância de estarem atentos a possíveis ignições.

O Protocolo FAUNOS, celebrado em 2017 entre as Forças Armadas Portuguesas e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), contempla a realização de patrulhas por militares das Forças Armadas, na vigilância das áreas mais sensíveis da floresta e na sensibilização da população para a necessidade de adotar comportamentos adequados à prevenção dos fogos, em 14 distritos de Portugal continental, nos quais o ICNF tem responsabilidade, explica o EMGFA.

O ICNF disponibilizou ainda 36 viaturas, uma para cada patrulha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 jul, 2020 21:26
    ICNF? Senhores Ministros, da Administração Interna, do Ambiente e da Defesa Nacional vão para O LUGAR onde os ENSINEM. Os Senhores não VALEM MESMO NADA. É preciso mudar a Floresta, não é Senhor Ministro? Então os INCÊNDIOS até lhe correm de FEIÇÃO, não correm?

Destaques V+