Tempo
|
A+ / A-

​Ensino Superior: Já está disponível a versão 2020 do Infocursos

17 jul, 2020 - 23:55 • Fátima Casanova

Para apoiar os alunos que querem prosseguir estudos superiores está disponível a nova versão do portal infocursos. Uma ferramenta gerida pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que disponibiliza dados sobre cerca de 3.800 cursos ministrados em 109 instituições de ensino superior.

A+ / A-

A nova versão do portal Infocursos atualiza os dados sobre todos os cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados (2.º ciclo). Ficam assim disponíveis dados sobre cerca de 3.800 cursos, lecionados em 109 instituições de ensino superior.

Quanto aos cursos TeSP, num total de 465, é possível saber no Infocursos o número de estudantes inscritos nos três anos letivos mais recentes; a distribuição dos inscritos por idade, sexo e nacionalidade; a situação dos alunos um ano após iniciarem o curso, assim como a distribuição das classificações finais dos diplomados.

Relativamente às licenciaturas (1º ciclo) e licenciaturas com mestrados integrados, o portal tem dados sobre 1.671 cursos. Para além de seguir os mesmos tópicos disponibilizados para os cursos TeSP, também refere a taxa de desemprego registado no IEFP dos recém-diplomados.

Já sobre os mestrados (2.º ciclo), tem dados sobre 1.695 cursos. Aqui, destaca-se a informação sobre o acesso direto às mais recentes dissertações de mestrado realizadas no curso.

A data de referência das estatísticas apresentadas no portal, é o ano letivo 2018/19. Além de dados por curso, o portal Infocursos apresenta também estatísticas nacionais, que permitem fazer várias leituras.

Quantos estudantes continuavam inscritos no mesmo curso um ano após ingressarem no ensino superior?

A maioria dos estudantes continua inscrita no mesmo curso em que ingressou inicialmente. Destaque para as licenciaturas com mestrado integrado que conseguem manter quase 85% dos alunos. É a taxa mais elevada.

Já do outro lado, com menor capacidade para manter os alunos estão os cursos TeSP. Ainda assim, continuam inscritos um ano após o ingresso, 78,6% dos alunos, uma subida de 10% em quatro anos.

Estes são dados em 2018/19 dos estudantes matriculados pela primeira vez no ensino superior no ano letivo 2017/18.

Decorrido o primeiro ano, alguns alunos transferiram-se de curso e outros abandonaram o sistema de ensino superior. É entre os alunos dos cursos TeSP e Mestrados (2º ciclo) que há mais saídas, a rondar os 17% de alunos que deixam de estudar.

De destacar ainda, de acordo com os dados agora disponibilizados, o aumento do número de alunos estrangeiros a frequentar as universidades e politécnicos portugueses, sendo que são em maior número nos mestrados (2º ciclo), onde já representam mais de um quarto (26,2%), dos alunos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+