Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Incêndio em Valongo ameaça centro de abate de viaturas e fábrica

17 jul, 2020 - 13:30 • Lusa, com redação

As chamas estão a ser combatidas por 132 bombeiros, auxiliados por 36 viaturas e oito meios aéreos.

A+ / A-

Um incêndio de grandes proporções está a consumir uma zona de mato e a ameaçar um centro de abate de automóveis e uma fábrica, em Sobrado, concelho de Valongo, distrito do Porto, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

De acordo com a fonte, o fogo, com várias frentes, que começou cerca das 11h30, está a ameaçar a fábrica de Fundições e Construção Mecânica.

Pelas 14h00, as chamas estavam a ser combatidas por 132 homens, auxiliados por 36 viaturas e oito meios aéreos, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Cerca de 150 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão cerca de 150 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até segunda-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente, por causa do tempo quente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O governo declarou na quinta-feira a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

O Ministério da Administração Interna (MAI) avançou em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+