Tempo
|
Ana Sofia Carvalho
Opinião de Ana Sofia Carvalho
A+ / A-

​“Vai tudo ficar bem” – as partidas do tempo

17 jul, 2020 • Opinião de Ana Sofia Carvalho


Vivíamos na lógica do “não tenho tempo”. Hoje, sentimos que este ser microscópico nos retira a capacidade de ser assertivos com os prazos do futuro. A incerteza gera angústia, mas, como pessoas de Fé, teremos que reaprender a viver o tempo tal como ensina Santo Agostinho.

Quando era pequenina lembro-me, como se fosse hoje, do poder mágico daquele abraço da mãe ou do pai embrulhado pela frase “vai ficar tudo bem”. Eu sabia que este abraço tudo resolveria… Ainda agora, este abraço é um lugar de paz; não porque acredite na magia da frase “vai ficar tudo bem”, mas porque sei que o tempo tudo cura e tudo resolve. O que está mal hoje, amanhã estará certamente melhor.

Mas, como Machado de Assis sublinha: “não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem” e, a incerteza do futuro dos nossos minutos e dos minutos dos outros, cria uma inexistência na medida para o tempo que nos desarma.

Eu só posso abraçar e dizer, “um dia ficará tudo bem”; o tempo parece suprimido por esta incerteza do amanhã. Confinamos, desconfinamos, voltamos ao “novo normal” sem saber como será o “normal” do futuro, sem medidas de tempo que nos orientem. Estamos suspensos na incerteza dos dias. O futuro chama-se doravante incerteza.

A lógica dos objetivos a longo-prazo, os calendários frenéticos com agendas e compromissos sem fim, o nosso futuro, o futuro dos nossos, pais e filhos, terá, por certo, de se adaptar a viver nesta nova geometria.

Vivíamos na lógica do “não tenho tempo”. Hoje, sentimos que este ser microscópico nos retira a capacidade de ser assertivos com os prazos do futuro.

A incerteza gera angústia, mas, como pessoas de Fé, teremos que reaprender a viver o tempo tal como ensina Santo Agostinho: o presente das coisas passadas, o presente das presentes, presente das futuras; lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras; só assim, penso, que o nosso abraço de “vai ficar tudo bem” possa, verdadeiramente, surgir como um reconforto para quem abraça e para quem é abraçado.


Ana Sofia Carvalho
Professora do Instituto de Bioética
Universidade Católica Portuguesa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    18 jul, 2020 20:16
    Como não se podem comover ao ver dois jovens apaixonados, como se não conseguem comover quando esses dois têm mais um e todos estão ao mais rigoroso abandono do mundo, brancos, pretos, indianos, índios, como podem? Pois no parto a dor vai rasgar os sorrisos, pensavam vós que o vosso futuro só tinha como inimigo as ditas alterações climatéricas, lutavam por gente que não conhecem, os do futuro, que hipocrisia, pois o mundo não está cheio de gente que não quereis conhecer? Vamos ficar bem, é certo, vai nascer o Homem na sua plenitude, aquele que se ajoelha para abotoar o casaco da criança, aquele que se comove ao ver a paixão de dois jovens humanos desamparados, vai nascer de um parto que será como Deus quiser.
  • maria tiana
    17 jul, 2020 22:52
    Que lindo artigo. As palavras revelam a beleza da alma; a cultura da mente; o Amor do Coração. Deveria haver em Portugal uma floresta de Pessoas como Ana Sofia de Carvalho. Deus abençoe.