Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Escritora Lídia Jorge e poeta Andreia C. Faria distinguidas pela Fundação Inês de Castro

16 jul, 2020 - 17:23 • Maria João Costa

O livro de poesia “Alegria para o Fim do Mundo”, de Andreia C. Faria, venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro e a escritora Lídia Jorge recebeu o Tributo de Consagração.

A+ / A-

A Fundação Inês de Castro distinguiu esta quinta-feira a escritora Lídia Jorge com um Tributo de Consagração, e a poeta Andreia C. Faria com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro pelo livro “Alegria para o Fim do Mundo”, editado em 2019 e que servirá de mote para a edição da Feira do Livro do Porto deste ano. Os prémios vão ser entregues em setembro.

Segundo o júri, constituído pelo académico José Carlos Seabra Pereira, coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, pelo escritor Mário Cláudio, pela ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, e pelos poetas Pedro Mexia e António Carlos Cortez a escolha da autora Lídia Jorge e do livro de Andreia C. Faria foi unânime.

“Alegria para o Fim do Mundo” integra a coleção de poesia 'Elogia da Sombra', dirigida pelo escritor Valter Hugo Mãe, para a Porto Editora, e reúne inéditos dos poemas publicados pela poetisa até 2019, com uma revisão da autora.

Andreia C. Faria recebeu, em 2018, o Prémio Autores para o Melhor Livro de Poesia, da Sociedade Portuguesa de Autores, pelo título 'Tão Bela Como Qualquer Rapaz'. Já este ano a poetisa, nascida no Porto, em 1984, lançou um novo livro, mas de prosa, intitulado “Clavicórdio”.

Em comunicado, a Porto Editora cita as palavras de Valter Hugo Mãe sobre a poetisa: "O trabalho de Andreia C. Faria está entre os mais urgentes, magníficos, da poesia contemporânea. A sua profundidade, uma contenção que não a impede da frontalidade, o enunciado terrivelmente irónico, o rasgo inesperado de cada verso, fazem do seu texto uma novidade por classificar, demarcando-a inclusive do coletivo de mulheres poetas que hoje escrevem também em força e bastante esplendor".

O Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro/2019 foi atribuído à carreira literária de Lídia Jorge, autora nascida há 74 anos em Boliqueime, no Algarve, e já distinguida com outras distinções, como o Grande Prémio de Literatura dst (2019), o Prémio Vergílio Ferreira (2015), o Prémio Luso-Espanhol de Cultura (2014), o Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d'Escritas (2002), o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia (2000) e o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (1998).

No comunicado a Fundação de Coimbra refere que as obras da autora de “A Noite das Mulheres Cantoras”, “abordam com frequência a condição feminina e a sua solidão". O mais recente livro de Lídia Jorge, lançado no contexto de pandemia, “Em todos os Sentidos”, reúne um conjunto de crónicas radiofónicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+