Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​​Incêndios: Governo declara situação de alerta até domingo

16 jul, 2020 - 18:30 • Redação

A situação de alerta surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho para o dispositivo especial de combate a incêndios rurais em 10 distritos.

A+ / A-

O Governo declarou esta quinta-feira a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

O Ministério da Administração Interna (MAI) avança em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

A declaração foi assinada pelos os ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática, indica o Governo, em comunicado.

A situação de alerta surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho para o dispositivo especial de combate a incêndios rurais em 10 distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro.

Nos restantes oito distritos foi ativado o estado de alerta laranja: Beja, Évora, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal.

No âmbito da situação de alerta, devido às elevadas temperaturas previstas para os próximos dias, serão implementadas medidas de caráter execional.

  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;
  • Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+