Tempo
|
A+ / A-

50 mil alunos regressam à escola para os exames nacionais de matemática

15 jul, 2020 - 07:19 • Fátima Casanova

A época dos exames nacionais decorre até ao próximo dia 23 de julho. As notas são divulgadas a 3 de agosto.

A+ / A-

Cerca de 50 mil alunos regressam à escola, esta quarta-feira, para a realização dos exames nacionais de matemática. É o dia em que mais alunos do ensino secundário testam os seus conhecimentos.

Trata-se de três exames nacionais diferentes, todos marcados para as 9h30 desta quarta-feira: Matemática B e aplicada às ciências sociais para os alunos do 11º ano e Matemática A para os do 12º ano.

Devido à pandemia da Covid-19, foram aplicadas novas regras sanitárias. Para entrarem na escola, os alunos devem usar máscara e desinfetar as mãos. Terá de existir um distanciamento mínimo de metro e meio entre os estudantes, por isso, os exames vão decorrer nas salas mais amplas, ginásios e auditórios.

A prova de Matemática A é a que tem o maior número de inscritos, com cerca de 38 mil alunos.

A época de exames decorre até ao próximo dia 23 de julho e as notas são divulgadas a 3 de agosto. Mais de 151 mil alunos, do 11.º e 12.º anos, estão inscritos para a 1.ª fase.

Os alunos, que estão doentes ou em quarentena e faltarem à primeira fase dos exames, podem ir à segunda fase sem serem penalizados, isto, porque a nota ainda vai contar para a 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Quanto à 2.ª fase, decorre entre 1 e 7 de setembro e as pautas saem a 16 de setembro.

Ao contrário dos anos anteriores, os exames nacionais não vão ter qualquer peso na nota dada pela escola, ou seja, os alunos não vão ter a sua nota interna alterada. Este até foi um dos fatores que levou ao protesto de muitos alunos, que queriam melhorar a média interna, mas os exames não têm o peso de 30% como acontecia nos anos anteriores.

Os exames só contam como prova de ingresso no ensino superior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+