Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Carvão, antiga e atual fonte energética

14 jul, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Apesar do Pacto Ecológico, a UE dá 137 mil milhões de euros por ano em isenções fiscais ao petróleo, ao gás natural e ao carvão, bem como ao gasóleo agrícola e aos combustíveis dos aviões. Não há unanimidade no Conselho para alterar esta incongruência.

“O carvão não tem lugar na recuperação pós Covid-19”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres. Esta afirmação é sobretudo a expressão de um desejo, bem compreensível em quem, como A. Guterres, defende um mundo menos poluído. Mas infelizmente será muito difícil cumprir este desejo.

A propósito, é de lembrar que a multiplicação de automóveis movidos a eletricidade só terá efeitos ecológicos significativos se essa eletricidade não for fornecida por centrais térmicas a carvão.

Atualmente, o carvão ainda está envolvido em cerca de 40% da produção mundial de eletricidade, percentagem que pouco tem descido ao longo dos últimos vinte anos. O carvão, ao contrário do petróleo, por exemplo, é uma fonte energética praticamente inesgotável; foi ela que permitiu o arranque da revolução industrial na Grã Bretanha, com as máquinas a vapor, e hoje continua a ser usada em muitos países.

A China compra mais de metade do carvão consumido em todo o mundo, seguindo-se a Índia. Países onde se continuam a inaugurar centrais térmicas a carvão.

Nos EUA, Trump, que não acredita nas alterações climáticas e despreza o combate pelo ambiente, manifestou grande apoio às minas de carvão, que considerou vítimas de uma campanha negativa.

Na Europa, a Polónia e a Alemanha possuem cerca de metade das centrais onde se queima carvão; mas a Alemanha, onde ainda funcionam 84 centrais térmicas, promete eliminá-las até 2038, ao mesmo tempo que está a fechar centrais nucleares, por motivos de segurança. O que implica uma grande aposta germânica nas energias renováveis.

Em Portugal o primeiro-ministro A. Costa disse que está prevista a antecipação do encerramento da central a carvão do Pego para o ano de 2021, enquanto que a central a carvão de Sines deverá fechar em Setembro de 2023.

A UE tem como uma das suas prioridades concretizar o chamado Pacto Ecológico. Mas aí regista-se uma incómoda contradição: como o jornal “Público” destacou há dias, a UE financia com milhares de milhões de euros os principais causadores do aquecimento global, os combustíveis fósseis.

Apesar do Pacto Ecológico, a UE dá 137 mil milhões de euros por ano em isenções fiscais ao petróleo, ao gás natural e ao carvão, bem como ao gasóleo agrícola e aos combustíveis dos aviões. No tempo em que Durão Barroso foi presidente da Comissão falharam as tentativas para alterar a diretiva sobre tributação da energia na UE. É que se torna necessária uma decisão por unanimidade no Conselho para modificar disposições fiscais, unanimidade que, quanto às ajudas ao consumo e à extração de carvão, nunca foi possível alcançar.

É estranho que a Comissão Europeia não se esforce por alertar as opiniões públicas dos Estados membros para esta contradição. Por isso o voto de Guterres de afastar o carvão da produção de energia não se concretizará numa UE que faz gala em ser pioneira na transição energética.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.