Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese do Porto com seis novos padres e três diáconos

13 jul, 2020 - 00:07 • Agência Ecclesia

A cerimónia de ordenação foi presidida por D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário maior da diocese.

A+ / A-

D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário maior da diocese, presidiu este domingo à ordenação de seis padres e três diáconos, na catedral portuense.

A celebração não contou com a presença de D. Manuel Linda, bispo do Porto, que se encontra em confinamento profilático social, apesar dos testes negativos à Covid-19.

A parábola do semeador e da semente, proposta pela liturgia do dia, foi o ponto de partida da reflexão escrita por D. Manuel Linda e proferida pelo presidente da celebração, que sublinhou aos novos sacerdotes e diáconos o centro da ação pastoral.

“Esta não consiste num anúncio ‘profissional’ e rotineiro”, advertiu, mas em “tornar os corações simpáticos e acolhedores para depois lhes anunciar a Palavra que gera a vida”.

D. Vitorino Soares defendeu que é preciso fazer isso “à maneira de Jesus”, mas com o cuidado “de não se tornar um líder popularucho”.

Se quereis servir a Igreja de Deus do Porto, começai por conquistar o coração dos seus fiéis. Dedicai-vos a eles, vivei para eles, sofrei com eles, alegrai-vos com eles, amai-os com um amor misericordioso e clemente”.

O bispo auxiliar do Porto pediu ainda uma atenção especial aos mais desprotegidos.

“Não vos afasteis deles por um estatuto social de importância, não vos sobreponhais aos pobres pelo luxo e pela ostentação, não vos ligueis a grupos de qualquer género que apenas querem satisfazer as suas manias, mesmo escandalizando a maioria”, referiu D. Vitorino Soares.

Três dos novos sacerdotes fizeram a sua formação no Seminário de Nossa Senhora da Conceição do Porto: César Abílio Ventura Pinto, de 29 anos; Filipe Martins de Sousa Vales, 28 anos; José da Silva Coelho, 30 anos.

Dois dos novos padres são oriundos da República Dominicana e fizeram a sua formação no Seminário ‘Redemptoris Mater’ do Porto: José Almonte Jesús, de 31 anos; Misael Fermín Fermín Calderón, 28 anos.

José Joaquim Mendes da Costa de 29 anos, pertence à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Os três novos diáconos são: Carlos Maurício Sacta Llivisaca, Davide Manuel Almeida da Costa e José Pedro de Magalhães Novais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+