Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Setúbal

"Aprendam a comportar-se". Proteção Civil preocupada com jovens: não respeitam regras e propagam Covid-19

13 jul, 2020 - 19:22 • Redação com Lusa

“Todos os dias há dois ou três casos [suspeitos de covid-19] de pessoas que foram com os amigos para a praia, que estiveram em festas de aniversário ou com os amigos num qualquer convívio à noite”, criticou o coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se esta segunda-feira preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e propagar a doença covid-19.

“As pessoas têm de começar a comportar-se melhor. Todos os dias há dois ou três casos [suspeitos de covid-19] de pessoas que foram com os amigos para a praia, que estiveram em festas de aniversário ou com os amigos num qualquer convívio à noite”, disse.

“Não é por acaso que muitos estabelecimentos estão obrigados a encerrar às 20:00. Mas as pessoas continuam a juntar-se em grande número, sem distanciamento social e a maioria sem máscaras, sem coisa nenhuma. Não tomam nenhum cuidado, pensam que isto já passou, principalmente os jovens da faixa etária entre os 16 e os 22 anos”, acrescentou o coordenador da Proteção Civil Municipal.

Apesar dos excessos cometidos por alguns grupos de pessoas, principalmente pelos jovens, o concelho de Setúbal tem apenas 114 infetados ativos num universo de 120 mil habitantes. Segundo José Luís Bucho, quase todos os infetados do concelho estão a cumprir o período de isolamento em casa (112) e “há apenas duas pessoas internadas, mas nenhuma nos cuidados intensivos”.

O coordenador da Proteção Civil Municipal adiantou ainda que, neste momento, o Centro Hospitalar de Setúbal tem apenas seis doentes internados com covid-19.

“Durante o pico da pandemia na região, o máximo que tivemos foram 22 pessoas na enfermaria. Desde há dois meses, temos tido apenas entre duas e seis pessoas na enfermaria”, acrescentou José Luís Bucho, reiterando, no entanto, a necessidade de se respeitarem as regras de prevenção da propagação da pandemia para evitar que o número de infetados venha a aumentar outra vez, dado que não é possível detetar todas as pessoas infetadas, já que muitas podem estar assintomáticas ou ter sintomas muito ligeiros.

“Desconfinar, não é desarmar. Muitos jovens que contraem a doença são assintomáticos, mas acabam por contagiar os pais, os irmãos, os avós, toda a gente. É preciso manter o distanciamento social e os cuidados de higiene. Os jovens podem ir para a praia, desfrutar da natureza, mas não devem fazê-lo em grandes grupos. E se não tiverem nada para fazer, o melhor é ficarem em casa”, disse o coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Watcher
    11 out, 2020 Portugal 03:22
    Falam das festas, mas depois quando se telefona para a PSP, demoram 1 ou 2 horas a chegar isto se chegarem, enquanto as multas não ficarem mais pesadas nada vai mudar. Basta ver a zona do Cais do Sodré a noite e Alcântara, policiamento é nulo, fazem o que querem e ainda gozam com as pessoas que lhes chamam a atenção. No entanto, compreendo a PSP, no final de contas tem poucos elementos, e andar atrás de putos desvia as autoridades de crimes mais imediatos, pergunto-me quantos mortos por covid vão ser necessários para que os jovem de Portugal comecem a acordar, talvez quando tocar aos pais ou familiares mais próximos.
  • JF
    13 jul, 2020 22:23
    E que tal começar a multar os infratores/elementos de ajuntamentos? em vez de avisos?
  • Cidadao
    13 jul, 2020 Lisboa 21:06
    Com o que eles e elas investiram em ginásios, maquilhagem, esteticistas, salões de beleza, só para mostrarem "boa figura" neste verão, acha que iam esconder isso tudo em casa ou atrás de uma máscara? Masi vale confinarem em casa com pulseira eletrónica até ao fim do Verão, todos aqueles que apanharem em festas ilegais, a beber na rua, em ajuntamentos e a fazer as mesmas loucuras que faziam antes do Covid. Apelos à responsabilidade? Caem em saco roto.

Destaques V+