|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Catorze concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

12 jul, 2020 - 10:39 • Lusa

Pelo menos até quinta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.

A+ / A-

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado e elevado estão também vários outros concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

Pelo menos até quinta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 17:00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade na faixa costeira e no interior, havendo possibilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro.

Quanto ao vento, deverá soprar fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante leste até final da manhã e para o final do dia. Poderá soprar por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, e é esperada alguma neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Sines e em Sagres) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Sines) e os 38 (em Évora e em Santarém).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.