Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Jack Charlton, campeão do mundo em 1966 por Inglaterra

11 jul, 2020 - 15:26 • Lusa

Para além de jogador, Jack Charlton levou a seleção da Irlanda às fases finais do Euro 88 e do Mundial de 90.

A+ / A-

O ex-futebolista Jack Charlton, campeão do mundo por Inglaterra em 1966, morreu na sexta-feira aos 85 anos, anunciou este sábado a sua família, depois de nos últimos ter sofrido de linfoma e demência.

"Jack morreu em paz na sexta-feira, 10 de julho, aos 85 anos. Estava em sua casa em Northunberland, ao lado da sua família. Não podemos deixar de expressar o quão orgulhosos estamos da vida extraordinária que teve e por todas as alegrias que deu a muita gente de diferentes países", revelou a família, em comunicado.

A família lembra uma "boa pessoa, honesta, divertida e genuína, que tinha sempre tempo para as pessoas".

Jack Charlton, irmão mais novo de Bobby Charlton, fez toda a sua carreira de futebolista no Leeds, ao serviço do qual fez 773 encontros e marcou 96 golos, apesar de ser defesa central, vencendo, entre outras provas, um campeonato inglês e uma Taça das Cidades com Feiras.

Ao serviço da seleção, foi, ao lado do seu irmão Bobby, campeão do mundo em casa em 1966, num Mundial em que a Inglaterra eliminou Portugal, de Eusébio, nas meias-finais, tendo ainda participado no torneio em 1970.

Como treinador, Jack Charlton passou por Middlesbrough, Sheffield Wednesday e Newcastle United, mas foi com a seleção irlandesa que teve mais sucesso, levando a equipa ao Euro 88 e aos quartos de final do Mundial 90, em Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+