Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Loures regista diminuição de 25% dos casos ativos de Covid-19 na última semana

10 jul, 2020 - 09:30 • Miguel Coelho (entrevista) , Sofia Freitas Moreira (texto)

Em entrevista à Renascença, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, descreve um cenário positivo no concelho, mas apela ao reforço das equipas de trabalho para que "haja maior controlo sobre a infeção".

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro vai visitar Loures, esta sexta-feira, na sequência da ronda que tem estado a fazer pelos concelhos da zona da grande Lisboa que continuam a registar um maior número de novos infetados por Covid-19.

Depois de já ter estado em Sintra e na Amadora, António Costa quer agora avaliar a resposta que tem estado a ser dada à pandemia, no concelho de Loures. Os últimos números conhecidos davam conta de mais de 1.900 casos, sendo este o terceiro concelho mais afetado pela pandemia em todo o país.

No entanto, estes dados já têm uma semana, porque o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou de atualizar as estatísticas por concelho, nos últimos dias, sem previsão de quando voltarão a divulgar estes números.

Em entrevista à Renascença, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, descreve uma evolução positiva do cenário vivido no concelho, nas últimas semanas, sublinhando que ainda é preciso reforçar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

“Houve uma diminuição de 25% dos casos ativos, na última semana, devido ao trabalho que tem sido feito. Nos principais focos, há uma clara descida de casos e há uma disseminação no resto da comunidade, mas sem focos significativos. É uma evolução positiva, mas é preciso atenção”, descreve. “Nos últimos 15 dias, houve uma descida no número de casos, com algumas oscilações”.

Uma das principais preocupações do autarca é o reforço das equipas de trabalho, para que haja maior rotatividade entre estes trabalhadores, referindo-se, principalmente, a enfermeiros e técnicos de assistência social.

“É um trabalho intenso, muito duro. Se não houver um reforço, vamos ter quebras nas próximas semanas e deixaremos de ter controlo maior sobre a infeção. É importante ter estas equipas operacionais, com grande vitalidade nos próximos meses”.

Quanto ao reforço implementado nas carreiras dos autocarros da região de Lisboa, Bernardino Soares explica que ainda é cedo para tirar conclusões. “Estamos a fazer essa avaliação esta semana, mas admito que haja ainda necessidade, em algumas zonas e freguesias em estado de calamidade, de fazer reforços nas carreiras mais usadas”.

À Renascença, o autarca da Câmara de Loures admite ainda que planeia ir à Festa do Avante, que se realiza entre os dias 4 e 6 de setembro. “Planeio ir e manter o distanciamento social”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+