Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proteção Civil está sem página sobre informação de incêndios há cinco dias

09 jul, 2020 - 15:34 • Celso Paiva Sol

Sistema falhou no domingo, numa altura em que o país tem estado em alerta laranja e alerta amarelo da Proteção Civil.

A+ / A-

Pelo quinto dia consecutivo, problemas técnicos impedem a consulta pública de dados sobre os incêndios florestais ou qualquer outra ocorrência operacional centralizada na Protecção Civil.

O sistema falhou no domingo e até agora ainda não foi reposta a normalidade.

Nesse período de tempo, durante o qual metade do país esteve em alerta laranja da Proteção Civil e a outra metade em alerta amarelo, registaram-se em Portugal 344 incêndios - nenhum com especial gravidade.

Foi já também nesta fase que o primeiro-ministro advertiu que o país entra agora na fase mais crítica de risco de incêndios e que se exige o máximo de prevenção, embora defenda que o sistema de combate esteja reforçado e mais profissionalizado.

De acordo com os dados apurados pela Renascença, domingo, dia 5 de julho, foi o mais complicado para os bombeiros com o registo de 104 incêndios. Desde então, a média tem sido de 80 incêndios diários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitoer Esperança
    06 ago, 2020 Charneca de Caparica 23:17
    O ano passado aconteceu o mesmo . Hoje, Agosto 6-2020, o sistema ainda só funciona pela metade. A pesquisa avançada ( por distrito) não está a funcionar. . Uma vergonha!

Destaques V+