Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há quatro casos de peste negra detetados na China e na Mongólia

09 jul, 2020 - 11:13 • Redação

OMS desvaloriza surto de peste negra nas regiões e sublinha que situação não representa uma ameaça e está "bem administrada".

A+ / A-

A região chinesa da Mongólia Interior fechou vários pontos turísticos, depois de ter sido detetado um caso de peste negra, esta semana. Na Mongólia, registaram-se outros três casos.

O hospital em Bayannur, na Mongólia Interior, alertou pela primeira vez as autoridades sobreum caso suspeito de peste bubónica, no último sábado.

No domingo, a cidade foi colocada em alerta de nível 3 para prevenção de pragas, a segunda mais baixa de um sistema de quatro níveis.

Os médicos diagnosticaram oficialmente o caso como peste negra, na terça-feira. O doente, um pastor, está isolado no hospital e está em condição estável.

Na Mongólia, dois irmãos foram hospitalizados, na semana passada, com a doença, depois de terem comido carne de marmota.

Um terceiro caso suspeito foi assinalado, na segunda-feira. Trata-se de um jovem de 15 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, na terça-feira, que está a vigiar de perto os casos de peste negra detetados nestas regiões, sublinhando que a situação não representa uma ameaça e está "bem administrada".

"No momento, não consideramos que seja de risco elevado, mas estamos a vigiar de perto" a situação em parceria com as autoridades chinesas e mongóis, disse a porta-voz da OMS, Margaret Harris, numa conferência de imprensa, em Genebra.

A OMS diz que a peste é "rara" e que é geralmente encontrada em certas áreas geográficas do globo, onde ainda é endémica.

"A peste bubónica esteve e está connosco há séculos", disse Margaret Harris.

Na quarta-feira, as autoridades da República da Buriácia, parte integrante da Federação Russa e que faz fronteira com a Mongólia, redobraram as medidas sanitárias, após a deteção dos casos de peste bubónica no país vizinho.

"Um plano com medidas profiláticas e antiepidémicas foi lançado para impedir a chegada do estrangeiro e a propagação da peste", anunciou o Comité de Defesa do Consumidor da República da Federação da Rússia, num comunicado, na última quarta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+