Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Associação Brasileira de Imprensa apresenta queixa contra Bolsonaro

09 jul, 2020 - 07:18 • Redação com Lusa

O órgão que representa os profissionais da comunicação social brasileira vai apresentar uma queixa crime ao Supremo Tribunal Federal, por considerar que o Presidente brasileiro colocou "a vida de outras pessoas em perigo".

A+ / A-
Bolsonaro afasta-se e tira a máscara, após anunciar que tem Covid-19. "Estou bem, tranquilo"
Bolsonaro afasta-se e tira a máscara, após anunciar que tem Covid-19. "Estou bem, tranquilo"

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por ter anunciado que contraiu a Covid-19 num encontro presencial com jornalistas, colocando a vida destes profissionais em risco ao retirar a máscara.

Em comunicado, a ABI frisou que, “mesmo informado de que estava infetado com a Covid-19, o Presidente continua a agir de forma criminosa e pondo em risco a vida de outras pessoas”.

“Nesta terça-feira, rompendo o isolamento recomendado pelos médicos, recebeu jornalistas de veículos que considera alinhados com as suas políticas para informar, pessoalmente, que está contaminado com o coronavírus. Na ocasião, o Presidente esteve próximo dos jornalistas e chegou a retirar a máscara”, acrescentou a nota.

O órgão que representa profissionais da comunicação social avaliou que o chefe de Estado brasileiro terá violado duas vezes o Código Penal ao “praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio” e também agir contra “a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”.

Considerando que Bolsonaro praticou sucessivos comportamentos que “vão além da irresponsabilidade e configuram claros crimes contra a saúde pública”, a ABI anunciou que enviará uma notícia-crime (comunicação que alguém faz à autoridade pública da infração penal) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Presidente brasileiro.

Jair Bolsonaro, que testou positivo para o novo coronavírus na terça-feira, anunciou estar doente com a Covid-19 numa transmissão feita por alguns media locais e também nas redes sociais.

Na quarta-feira, o Presidente brasileiro usou as suas contas nas redes sociais para dizer que está bem de saúde e defender o uso da substância hidroxicloroquina, cujo efeito contra a Covid-19 não foi comprovado.

“Aos que torcem contra a Hidroxicloroquina, mas não apresentam alternativas, lamento informar que estou muito bem com seu uso e, com a graça de Deus, viverei ainda por muito tempo”, escreveu.

O Brasil totaliza 1.713.160 milhões de infetados e 67.964 óbitos devido à Covid-19, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga ainda uma eventual relação de 4.105 óbitos com a doença.

Nas últimas 24 horas, o país registou 1.223 vítimas mortais e 44.571 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    10 jul, 2020 17:51
    Os marxistas do Brasil querem o Lula no poder...
  • Sandro César
    09 jul, 2020 Aracaju 22:35
    Concordo plenamente com o comentário do Dr. Nilton Lima de Aracaju. Estão tentando a todo custo derrubar o Bolsonaro para voltarem a velha politica, onde os parasitas sangue-sugas do Brasil vivem dos tributos pagos pelos contribuintes submetidos a alta e complexa carga tributária para manter o funcionalismo, principalmente o legislativo e judiciário, vivendo nababescamente em detrimento da péssima qualidade de vida do setor privado. Que paíszinho é este...
  • Nilton Vieira Lima
    09 jul, 2020 Aracaju, Sergipe, Brasil 16:55
    Todos os que tem bons olhos e bons ouvidos, viram e ouviram a entrevista do Bolsonaro, na aludida entrevista, usando máscara constantemente e, quando pretendeu mostrar a face, afastou-se das equipes de jornalismo por cerca de 5 ou 6 metros. Há em certos setores da imprensa brasileira, como em outros, um grande inconformismo por terem perdido as eleições de 2.018, principalmente os que sempre se aproveitaram, ilegal e criminosamente dos dinheiros públicos. Procurem assistir a matéria jornalística e verão que é pura mentira o alegado neste pseudo processo. A imprensa e os corruptos sempre foram grandes beneficiários do erário e o Bolsonaro cortou.

Destaques V+