Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

PSP lembra que futebol não é "exceção às regras de saúde pública"

09 jul, 2020 - 11:50 • Redação com Lusa

FC Porto pode ser campeão já esta quinta-feira. Polícia de Segurança Pública recorda que ajuntamentos são proibidos.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lembra que o futebol não é uma exceção às regras de saúde pública em vigor e apela à contenção dos adeptos, agora que se aproxima o tempo das decisões na I Liga.

No dia em que uma eventual conjugação de resultados pode dar o título de campeão nacional ao FC Porto, a PSP apela a todos os cidadãos, em comunicado, que "não obstante a preferência clubística, cumpram de forma muito rigorosa as indicações das autoridades de saúde e o quadro legal em vigor".

"Apelamos a todos para que não considerem o contexto desportivo e, em particular, do futebol uma exceção às regras de saúde pública, pelo impacto que poderá ter na vida de cada um e, consequentemente, de familiares e amigos", sublinha a PSP.

A força de segurança garante que estará presente em todos os locais onde possa haver festejos e em colaboração com os adeptos e demais autoridades, para "constante observação das recomendações das autoridades de saúde por parte de todos os cidadãos".

A PSP recorda que o risco de contágio se mantém e que "os ajuntamentos não são permitidos". Pede, por isso, aos adeptos que queiram festejar na via pública que não o façam "em locais onde não seja possível manter de forma permanente o distanciamento social".

Governo não quer ajuntamentos nos festejos


Na quarta-feira, a diretora-geral da Saúde já tinha pedido que se evitem ajuntamentos e sejam cumpridas as normas de distanciamento nos eventuais festejos. Graça Freitas recordou que, em alguns países, "houve surtos que começaram em festejos, nos quais não foi respeitado o distanciamento social nem a regra de utilização de máscaras".

"As circunstâncias de comemoração do campeonato ou de outra efeméride são as mesmas. As recomendações que fazemos são as recomendações internacionais: que as pessoas evitem ajuntamentos e tenham sempre atenção ao uso de máscara", disse Graça Freitas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos, 1.631 dos quais em Portugal, onde 44.859 pessoas foram confirmadas como infetadas.

O FC Porto, que tem seis pontos de avanço sobre o Benfica e vantagem no confronto direto, pode sagrar-se, esta quinta-feira, campeão nacional, caso vença em Tondela e o rival perca em Famalicão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 09 jul, 2020 12:40
    E a festa do AVANTE, sempre se realiza? Razão tem Rentes de Carvalho.

Destaques V+