Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Matrículas passam quase todas a ser automáticas. Saiba quais são as exceções

08 jul, 2020 - 09:30 • Fátima Casanova

O acesso lento tem dificultado as inscrições dos alunos, mas o Portal das Matrículas também foi alvo de ataques informáticos. Ministério da Educação decidiu mudar as regras.

A+ / A-

Nos últimos dias, têm-se ouvido várias críticas de pais, por causa das dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas. Contudo, há mudanças em curso que prometem facilitar a vida de muita gente.

O acesso lento tem dificultado as inscrições dos alunos e, além da lentidão, sabe-se agora que o Portal das Matrículas foi alvo de ataques informáticos. Face a tudo isto, o Ministério da Educação decidiu mudar as regras e dispensar a renovação de matrículas para a maioria dos alunos.

Ficam dispensados os alunos que tenham de renovar a matricula para:

  • segundo, terceiro e quarto anos do primeiro ciclo;
  • sexto ano do segundo ciclo;
  • oitavo e nono anos do terceiro ciclo;
  • 11.º e 12.º anos do secundário.

Para estes alunos, as matrículas passam a processar-se de forma automática. Com uma exceção: os alunos que sejam transferidos de escola têm de fazer a matricula no portal, independentemente do ano de ensino que vão frequentar.

Ou seja, além dos alunos que mudem de escola, as matrículas online são obrigatórias para aqueles que, no próximo ano letivo, começam um novo ciclo: que entrem para o quinto, sétimo e 10.º anos.

Com esta mudança de regras, o Governo pretende aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de fazer a inscrição. Isto num ano em que, pela primeira vez, o processo de matrícula passou a ser feito exclusivamente online. Por causa da pandemia, o Governo quis evitar a deslocação dos encarregados de educação às escolas.

Por esta altura, 70% das matrículas já foram feitas.

O que aconteceu com os ataques informáticos?


Segundo o Ministério da Educação, foram registados ataques informáticos de elevada complexidade, que provocaram graves bloqueios no sistema e que estão agora a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Apesar desses ataques, as matrículas já efetuadas no portal estão salvaguardadas, uma vez que a natureza dos ataques informáticos prendeu-se com bloqueios no acesso ao sistema e não com a tentativa de violação de dados. Garantia dada pelo Ministério da Educação.

Portanto, de acordo com o Ministério da Educação, não houve violação de dados pessoais dos alunos.

As matrículas decorrem até ao próximo domingo, dia 12 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+