Tempo
|
A+ / A-

Campanha sensibiliza pais e alunos para a inscrição em Educação Moral

07 jul, 2020 - 16:04 • Ana Lisboa

São muitos os pais que não inscrevem os filhos nesta disciplina, só porque eles já frequentam a catequese.

A+ / A-

Secretariado Nacional de Educação Cristã apela aos pais e alunos para se inscreverem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), uma disciplina de oferta obrigatória, mas de frequência facultativa.

Este incentivo traduziu-se na campanha "Vem e Vê a Alegria da EMRC". As matrículas terminam já no próximo dia 12 de Julho.

Para o coordenador da disciplina, António Cordeiro, a EMRC "é um importante contributo para o projeto de vida dos alunos, na medida em que à luz dos valores evangélicos e da mensagem cristã, aprendem a reconhecer-se a si e aos outros como portadores da mesma dignidade". E aprendem ainda "a dar sentido e significado às suas opções, a olhar a vida com respeito e como um serviço aos outros".

Acontece, por vezes, que os pais não inscrevem os filhos em Educação Moral, só porque eles já frequentam a catequese. Este responsável reconhece que elas são complementares.

Assim, "sob o ponto de vista das suas finalidades, a catequese em contexto paroquial procura iniciar as crianças e adolescentes na fé, aprofundá-la, celebrá-la na comunidade e comprometer-se como testemunho".

Por sua vez, "a Educação Moral e Religiosa Católica em contexto escolar conduz o aluno a saber posicionar-se, pessoalmente, frente ao puro fenómeno religioso e agir na sua vida com responsabilidade e coerência", sublinha António Cordeiro.

Este tempo de matrículas é visto como "uma oportunidade de olhar para esta disciplina como um apoio e um contributo muito importantes, que merece ser sinalizado, porque deixará, certamente, uma marca positiva e transformadora na educação das crianças, adolescentes e jovens, preparando-os para um futuro que se quer mais humanizado".

Por isso, "convictos de que a disciplina de EMRC continua a ser um bem na educação integral dos alunos, o objetivo é levar a todos, com clareza, o desafio a que se deixem interpelar por esta proposta, pela alegria de ser a Educação Moral e Religiosa Católica".

É nesse sentido, que o coordenador nacional da disciplina deixa um convite a todos "Vem e Vê".

Também o Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã fez o mesmo apelo para que os estudantes se matriculem nesta disciplina.

D. António Moiteiro explica que a Educação Moral dá "uma visão cristã do mundo" e ajuda os mais novos "a crescer como seres humanos, seres em serviço e seres em amor aos outros para construirem um mundo melhor".

Por sua vez, o cCardeal D. António Marto publicou uma mensagem a convidar à matrícula nesta disciplina. O bispo da diocese de Leiria-Fátima admite que é “um precioso contributo para uma formação integral, em que se descubra e aprofunde os valores da vida e do convívio em sociedade à luz da dimensão moral e religiosa”.

Para D. António Marto, as crianças e jovens saem mais bem preparados “para um futuro, dispondo de conhecimentos religiosos e de espiritualidade como ‘ferramentas’ humanas que lhes permitam ser verdadeiramente felizes e construtores de uma sociedade nova”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+