Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS propõe voto de pesar pela morte do matador de touros Mário Coelho

07 jul, 2020 - 16:33

Esta terça-feira, o Parlamento discute o fim do financiamento público das touradas em Portugal, que resulta de uma iniciativa legislativa popular.

A+ / A-

O CDS propõe que o Parlamento aprove um voto de pesar pela morte do toureiro Mário Coelho, falecido no domingo, dia 5 de julho, vítima de Covid-19.

A bancada centrista realça os feitos alcançados pelo matador durante a sua carreira e o facto de ter desejado ser recordado como “um homem que traçou um caminho direito e que nunca saiu dele”, a que acrescenta: “E assim será”.

No projeto de voto de pesar do CDS lê-se ainda que Mário Coelho “foi um dos mais emblemáticos matadores de toiros de Portugal.”

“Nas décadas de 50 e 60 do século XX atingiu prestígio internacional como bandarilheiro das principais figuras portuguesas do toureio a pé, conquistando os prémios nacionais mais importantes, e integrou as quadrilhas de matadores espanhóis, alcançando então o estatuto de Melhor Bandarilheiro do Mundo e o que mais prémios conquistou a nível mundial.”

“Mário Coelho foi um toureiro admirado e aclamado por muitos, privando ao longo da sua vida com Pablo Picasso, Hemingway, Orson Welles, Ava Gardner ou Audrey Hepburn, entre outros”, diz o a proposta do CDS.

A proposta do CDS, que tem data de segunda-feira, é divulgada no preciso dia em que o Parlamento discute uma proposta, surgida por iniciativa legislativa popular, de acabar com o financiamento público das touradas em Portugal.

Os subscritores deste projeto-lei defendem que espetáculos tauromáquicos “não podem ser financiados, direta ou indiretamente, por quaisquer entidades públicas”, nomeadamente Governo, autarquias, institutos públicos ou empresas participadas pelo Estado.

Para além da iniciativa popular, há outro projeto-lei no mesmo sentido apresentado pelo partido Os Verdes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 07 jul, 2020 17:40
    Apoiado!
  • António Ferreira
    07 jul, 2020 17:28
    Concordo que se retire o financiamento às touradas...sugiro que esse dinheiro seja investido para apoiar outros espectáculos mais educativos,por exemplo: wrestling...mma...muai tai...filmes de pancadaria...ou seja, toda a violência que os nossos "pacíficos " jovens consomem diariamente Sem ironia...qual será mais educativos uma tourada ou ver a toda a hora na televisão pessoas a rebentarem com o nariz uns dos outros?

Destaques V+