Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Bloco quer refeições escolares durante as férias de verão

06 jul, 2020 - 22:03 • Filipe d'Avillez

Joana Mortágua recorda que a crise surgiu de forma muito rápida e muito grave e pede ao Governo que alargue o apoio que já está a prestar.

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda quer que as escolas assegurem durante as férias de verão as refeições aos alunos, que beneficiam da ação social escolar.

A deputada Joana Mortágua diz à Renascença que cerca de 30 mil alunos têm beneficiado destas refeições nos últimos meses e que a crise social determina a continuação deste apoio às famílias.

“É uma crise social muito rápida, muito grave, com muitas pessoas que de um momento para o outro começaram a precisar de apoio alimentar. Essas crianças já tinham apoio quando estavam na escola, já tinham acesso às refeições pela via da ação escolar, sendo importante que, de um momento para o outro, com a entrada das férias escolares, esse apoio não se interrompa”, afirma.

“Sabemos que o Governo já tinha garantido durante julho a manutenção do apoio. O que queremos é que ele se mantenha como está até ao próximo ano letivo, ou seja, durante a interrupção do verão”, conclui a deputada.

O Bloco de Esquerda vai pedir o agendamento imediato deste projeto de resolução que recomenda ao Governo a manutenção das refeições durante as férias de verão.

De acordo com um projeto de resolução, que não tem força de lei, a bancada parlamentar bloquista considerou que “a ação social escolar e os refeitórios escolares foram um dos instrumentos das políticas públicas que foram acionados” no contexto "de crise social e sanitária" decorrente da pandemia de Covid-19.

“Cerca de 700 cantinas escolares ficaram abertas não só para fornecer refeições aos filhos e dependentes dos trabalhadores de serviços essenciais, como também aos alunos e às alunas com menos recursos económicos”, prossegue o documento.

Este apoio é “imprescindível para que milhares de crianças e jovens possam”, depois das férias de verão, regressar às aulas sem “terem passado por maiores carências económicas e alimentares”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    07 jul, 2020 13:09
    Os deputados da extrema-esquerda comunista são bastante generosos com o dinheiro dos outros. Mas não se importam com os pobres da Venezuela explorados pelo sistema comunista chefiado por Maduro: inculto, ignorante e pouco humano...
  • carlos cupeto
    07 jul, 2020 09:19
    estou a fazer a minha lista de coisas que quero para enviar ao Bloco. Graças a Deus que temos o Bloco.

Destaques V+