Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Desaparece uma ameaça ao euro e à UE

07 jul, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O governo da RFA e o seu parlamento federal analisaram a compra de títulos pelo BCE e na semana passada declararam que nada encontraram que tenha “efeitos desproporcionais na política orçamental" germânica. Desaparece, assim a ameaça do Tribunal Constitucional alemão.

No princípio de maio, em plena crise sanitária e económica o Tribunal Constitucional (TC) alemão lançou uma ameaça gravíssima à compra de títulos de dívida pelo Banco Central Europeu (BCE). O TC exigiu que o BCE demonstre, num prazo de três meses (que termina a 5 de agosto), que o programa de compra da dívida pública "não tem efeitos desproporcionais na política orçamental". O TC não acusava a compra de dívida pelo BCE de ser ilegal. O que afirmava é que essa compra tomou uma proporção e um peso que já sai fora das competências da autoridade monetária. Se a dúvida do TC fosse confirmada, o Bundesbank deixaria de poder comprar dívida pública estrangeira.

Embora inesperada e apresentada num momento particularmente difícil na Europa comunitária (não terá sido por acaso...), esta exigência do TC alemão insere-se numa linha de combate ao euro, em que também participa o partido AfD, eurocético, linha que se tem tentado afirmar desde há anos na RFA.

Trata-se de uma dupla ameaça. Por um lado, procura travar a compra de títulos de dívida pública pelo BCE, lançada por M. Draghi para salvar o euro e que muito tem ajudado Portugal. Por outro lado, e ainda mais grave, a iniciativa do TC alemão põe em causa um princípio básico da integração europeia: a legislação da UE prevalece sobre as leis nacionais dos Estados membros da Europa comunitária.

Um dos cavalos de batalha dos eurocéticos, nomeadamente da AfD, é impedir que decisões comunitárias se sobreponham a leis nacionais. E os governos da Hungria e da Polónia contestam o primado do Direito europeu – mas ninguém os obrigou a entrarem na UE, onde esse primado está claramente inscrito...

A UE reagiu com vigor à ameaça do TC alemão. Christine Lagarde, sucessora de M. Draghi na presidência do BCE, logo veio confirmar que o programa de compra de títulos iria continuar. O Tribunal de Justiça da UE, no Luxemburgo, lembrou, uma vez mais, a prevalência do direito comunitário. E a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou a admitir abrir um procedimento por infração à Alemanha por causa da bizarra iniciativa do seu TC.

Felizmente, o problema parece estar ultrapassado. O Bundesbank, o banco central alemão, vai poder continuar a comprar dívida pública. Isto porque tanto o governo da RFA como o seu parlamento federal analisaram a compra de títulos pelo BCE e na semana passada declararam que nada encontraram que tenha “efeitos desproporcionais na política orçamental" germânica. É o que informa a edição de ontem do “Financial Times”, jornal que, apesar do Brexit, mantém uma cuidada informação sobre assuntos da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.