Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aviação

Governo quer TAP a explorar "outro tipo de rotas" para contrariar quebra de atividade

07 jul, 2020 - 14:54 • Redação com Celso Paiva Sol

Segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, o Governo e o Turismo de Portugal já "discutem" com a empresa esta solução, podendo vir a servir "alguns destinos que normalmente a TAP não serviria em função da lógica da sua rede".

A+ / A-

O Governo defende que a TAP, e estando o mercado da aviação “circunstancialmente alterado”, deverá começar a explorar novas rotas, eventualmente mais curtas e, até agora, ainda não exploradas.

No Parlamento, onde esteve esta terça-feira manhã, o ministro da Economia afirmou que essa é uma das hipóteses em cima da mesa para tentar rentabilizar os recursos da empresa. Embora não referindo que rotas podem ser estas, Pedro Siza Vieira adiantou que o assunto está a ser analisado pelo Turismo de Portugal.

"Neste momento, havendo menos atividade e, portanto, havendo frota que está inativa, pode eventualmente ser possível utilizar parte da capacidade da TAP para servir alguns destinos que normalmente a TAP não serviria em função da lógica da sua rede. Nós sabemos que na Europa o ponto a ponto é feito essencialmente por outro tipo de companhias e sabemos que as companhias maiores se vocacionam para o tráfego transatlântico e para as ligações a outros destinos. Neste momento julgo que há uma razão para que a TAP possa fazer outro tipo de rotas e de operações, aproveitando a sua capacidade”, explicou o ministro da Economia.

O Governo anunciou na passada quinta-feira que tinha chegado a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

"De forma a evitar o colapso da empresa, o Governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros", referiu o ministro das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, em Lisboa.

O Estado aumenta, assim, a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

A Comissão Europeia aprovou a 10 de junho um "auxílio de emergência português" à TAP, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às "necessidades imediatas de liquidez" com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de covid-19, a empresa "não é elegível" para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a "empresas que de outra forma seriam viáveis".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Carlos
    07 jul, 2020 Porto 16:01
    Deve ter uma bola de cristal. Pelo número de companhias que faliram e ainda vão falir, quais as rotas que aconselha? Ainda estão todas as companhias a tentar perceber como vai ficar o mercado para fazerem as apostas. E agora lá se vão os voos para os EUA. Apenas para os países de 3ºmundo como eram antes.

Destaques V+