Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Irão determina que quem não usar máscara não pode aceder a serviços públicos

04 jul, 2020 - 13:04

O Irão está a lutar contra a disseminação do coronavírus, com o número total de casos a atingir os 237.878 no sábado e mais 148 mortes elevando o número de vítimas do país para 11.408.

A+ / A-

Veja também:


Os iranianos que não usem máscaras não vão poder aceder aos serviços públicos e as empresas que não cumprirem os protocolos de saúde serão fechadas por uma semana, disse o presidente Hassan Rouhani, no sábado, ao lançar novas medidas para tentar conter o coronavírus.

O Irão está a lutar contra a disseminação do coronavírus, com o número total de casos a atingir os 237.878 no sábado e mais 148 mortes elevando o número de vítimas do país para 11.408, disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, na televisão estatal.

O uso de máscaras torna-se obrigatório a partir do domingo em locais públicos cobertos, disse Rouhani na televisão pública depois de as restrições mais severas serem impostas em cidades e vilas de cinco províncias onde o surto está a crescer e a aumentar depois de uma redução a partir de meados de abril.

"Os funcionários do governo não devem servir as pessoas que não usam máscaras e os funcionários que não as usam devem ser considerados com estando a faltar e mandados para casa", disse Rouhani.

Num site do Governo foram publicadas fotos de Rouhani, que raramente é visto usando uma máscara, com uma colocada no rosto.

Os infetados têm o "dever religioso" de notificar outras pessoas, disse Rouhani, acrescentando que "manter a infeção em segredo viola os direitos de outras pessoas".

O governo está a tentar convencer uma população relutante em aceitar máscaras e uma campanha de uma semana pela televisão estatal está a alertar os telespectadores que "coronavírus não é uma piada".

Uma apresentadora de televisão, no final de cada noticiário, coloca a máscara e diz: "Não há ninguém a três metros de distância, mas eu uso uma máscara fora do estúdio. Você também usa uma".

Os media estatais informaram no sábado que 19 jogadores iranianos de futebol acusaram positivo para o coronavírus.

E cinco membros iranianos do parlamento também deram positivo, disse a agência de notícias semi-oficial Fars.

Enquanto isso, as forças armadas do Irão reduziram seu treinamento básico de combate para um mês por causa do aumento do contágio de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+