Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. OMS retira hidroxicloroquina a pacientes hospitalizados

04 jul, 2020 - 19:58 • Lusa

Não há provas de redução de mortalidade.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai descontinuar a utilização de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir no tratamento de pacientes hospitalizados com covid-19, pela falta de evidências da redução da mortalidade de pacientes infetados.

De acordo com um comunicado divulgado este sábado, a OMS “aceitou hoje a recomendação do Estudo de Solidariedade do Comité de Direção Internacional para descontinuar” os testes de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir.

“Os resultados interinos dos testes demonstram que a hidroxicloroquina e a lopinavir/ritonavir diminuem pouco ou nada a mortalidade de pacientes com covid-19 hospitalizados, comparando com os tratamentos convencionais”, explicita a nota publicada na página na internet da OMS, acrescentando que os investigadores vão interromper os tratamentos com estes medicamentos “com efeito imediato”.

A Organização Mundial da Saúde também dá conta de que, para cada um dos medicamentos, “os resultados interinos não apresentam evidências sólidas de um aumento da mortalidade” destes pacientes.

A OMS acrescenta que esta descontinuação da utilização dos dois fármacos apenas se aplica “à conduta do estudo de Solidariedade em pacientes hospitalizados e não afeta a avaliação possível em outros estudos de hidroxicloroquina ou lopinavir/ritonavir” em pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2, mas que não estão internadas.

A eficácia destes medicamentos foi comparada com os tratamentos convencionais para a doença provocada pelo novo coronavírus, sublinhou o comunicado.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 526 mil mortos e infetou mais de 11 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.598 pessoas das 43.156 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, divulgado este sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+