Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve: "Qual o lugar mais seguro?”

03 jul, 2020 - 20:47 • Lusa

"Vocês [britânicos] são bem-vindos para passar umas férias seguras no Algarve", escreveu António Costa na rede social Twitter.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro apresentou esta sexta-feira uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias em segurança.

"Qual é o lugar mais seguro para estar? Vocês são bem-vindos para passar umas férias seguras no Algarve", escreve António Costa numa mensagem em inglês na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Por cima destas frases, o primeiro-ministro apresenta uma tabela comparando o número de casos por cada cem mil habitantes no Reino Unido e no Algarve.

De acordo com essa tabela, tendo por bases dados oficiais dos dois países, o Reino Unido tem 418 casos por cada cem mil habitantes, enquanto o Algarve apenas regista 142.

Horas antes, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silvam, tinha considerado que a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos "corredores de viagem internacionais" como um "absurdo", sendo "errada" e que causa "muito desapontamento", trazendo ainda graves consequências económicas e de confiança recíproca.

Augusto Santos Silva garantiu que as autoridades portuguesas não irão tomar qualquer atitude de reciprocidade em relação aos britânicos que residem em Portugal, mais de 35.000, disse, e que espera que o Reino Unido "corrija uma decisão errada rapidamente".

Numa nota publicada na sua página oficial, o Ministério dos Transportes britânico excluiu Portugal dos "corredores de viagem internacionais" com destinos turísticos que o Reino Unido vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    04 jul, 2020 Portugal 10:16
    E onde anda a tal diversificação da Economia Portuguesa, para não estarmos dependentes de um único setor? Onde pára a reindustrialização prometida? O 5G?, A Economia Verde?, A Economia Circular? O "produzir cá, para não estar tão dependente de importações e até exportar"? Só andam a pensar em retomar Turismo aos níveis pré-Covid? É essa a política do governo, voltar a depender de um único setor? Os ovos todos no mesmo cesto, é isso?
  • Cidadao
    03 jul, 2020 Lisboa 21:55
    Ajustam-se as continhas, quando tiverem de fazer negociações difíceis com Bruxelas, por causa do Brexit, e precisarem de "amigos" ...

Destaques V+