Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidades preparadas para fazer regressar ensino presencial em setembro

03 jul, 2020 - 08:03 • Fátima Casanova

Reitores querem um reforço das verbas num ano em que a pandemia veio dificultar as contas das universidades.

A+ / A-

As universidades estão preparadas para fazer regressar o ensino presencial em setembro, mas avisam que, para isso, é preciso reforçar as verbas para a ação social e para os meios informáticos e digitais.

Sãos estas preocupações que o Conselho de Reitores vai partilhar na comissão parlamentar de educação, onde vai defender ser preciso rever o contrato de legislatura assinado com o Governo há sete meses e que a pandemia veio desatualizar.

António Fontainhas alerta que pode estar em causa a sustentabilidade financeira das instituições, que este ano estão a ter grandes quebras de receitas.

“Desde a crise de março, as instituições tiveram quebras nas receitas bastante elevadas. No caso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro até ao momento a redução foi de cerca de 800 mil euros. É necessário ver a forma como podemos garantir a sustentabilidade das instituições”, sublinha.

O presidente do CRUP defende ainda um reforço das verbas para apoiar os estudantes, ajudando-os a prosseguir os seus estudos.

“É necessário aumentar os apoios aos estudantes, principalmente àqueles cujas famílias ficaram sem rendimentos.”

A ação social está na mira dos reitores, que querem um reforço das verbas num ano em que a pandemia veio dificultar as contas das universidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+