Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Proteção Civil lança aviso à população devido a temperaturas elevadas

03 jul, 2020 - 16:44 • Redação

Ainda segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no "período crítico" dos incêndios em Portugal, até final de setembro, as queimadas estão proibidas e também é proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, assim como fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou esta quinta-feira que a temperatura deverá subir em Portugal entre sexta e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 39 graus em algumas regiões do interior, devendo a situação de “tempo seco e quente” manter-se até meados da próxima semana.

Face a tal cenário meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta sexta-feira para o "incremento do perigo de incêndio rural muito elevado" e relembrou as medidas preventivas com vista à sua redução.

Assim, fez saber a Proteção Civil, até dia 30 de setembro, o "período crítico" dos incêndios em Portugal, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização – a autorização terá que ser providenciada pela respetiva câmara municipal e outras informações poderão ser fornecidas através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) da GNR.

Igualmente proibido está a utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural (“salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”), fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, e lançar balões de mecha acesa e foguetes. O fogo-de-artificio só é permitido com autorização municipal.

Segundo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um terço do território continental português (33,4%) apresenta níveis altos de perigosidade de incêndio rural. No ano passado, também segundo o ICNF, Portugal registou até 30 de setembro 10.359 incêndios rurais, que resultaram em mais de 41 mil hectares de área ardida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+