Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Portugal fora do corredor turístico britânico

03 jul, 2020 - 14:21

Lista de países foi elaborada após uma “avaliação de risco” pelo Centro de Biosegurança Comum, em conjunto com a direção geral de saúde de Inglaterra, e teve em conta fatores como a prevalência de coronavírus, o número de novos casos e a trajetória potencial da doença.

A+ / A-

Veja também:


Portugal foi excluído dos “corredores de viagem internacionais” com destinos turísticos que o Reino Unido vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso, foi confirmado esta sexta-feira.

Portugal, onde foram identificados vários surtos localizados nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios hoje publicada, que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.

"Esta lista poderá ser aumentada nos próximos dias, após discussões adicionais entre o Reino Unido e parceiros internacionais”, refere o ministério dos Transportes britânico na nota publicada na sua página oficial.

O sistema vai entrar em vigor na próxima sexta-feira 10 de julho e permite evitar que quem chegue destes países tenha de ficar 14 dias em isolamento, como acontece atualmente com todas as pessoas que chegam a Inglaterra do estrangeiro, ou arriscam uma multa de mil libras (1.100 euros).

Mesmo assim, todas as pessoas que chegam têm de preencher um formulário com os contactos pessoais e informações sobre o local onde vão ficar alojadas.

A lista de países foi elaborada após uma “avaliação de risco” pelo Centro de Biosegurança Comum [Joint Biosecurity Center], em conjunto com a direção geral de saúde de Inglaterra [Pubic Health England] e teve em conta fatores como a prevalência de coronavírus, o número de novos casos e a trajetória potencial da doença.

O anúncio feito hoje aplica-se apenas a Inglaterra porque a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia sobre matéria de saúde e cabe aos respetivos governos determinar as medidas que pretendem introduzir.

Os primeiros-ministros da Escócia, Nicola Sturgeon, e do País de Gales, Mark Drakeford, qualificaram hoje como “caótica” a forma como o processo foi gerido, mas o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, manifestou esperança no alargamento do sistema ao resto do Reino Unido nos próximos dias.

O levantamento da medida tem sido motivo de especulação e pressão dos setores do turismo e transportes, fortemente afetados pelas restrições de viagem durante a pandemia covid-19, o que levou as companhias aéreas a reduzirem drasticamente os serviços desde meados de março.

O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal, tendo representado 19,2% das dormidas de estrangeiros em 2019 e vindo a registar sucessivos crescimentos desde 2013, apenas interrompidos em 2018, de acordo com dados do INE.

Os destinos preferenciais dos hóspedes britânicos foram o Algarve (63,4% das dormidas do mercado), a Madeira (18,5%) e a Área Metropolitana de Lisboa (10,8%).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 517 mil mortos e infetou mais de 10,76 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O Reino Unido registou até quinta-feira 43,995 mortes (em 283.757 casos de infeção) durante a pandemia covid-19, o maior número na Europa e o terceiro maior no mundo, atrás dos EUA e Brasil.

Portugal contabiliza pelo menos 1.587 mortos associados à covid-19 em 42.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    04 jul, 2020 Lisboa 10:12
    Se tivessem apostado na diversificação da Economia Portuguesa - Economia Verde, Economia Circular, 5G, Reindustrialização, fabricar cá, aquilo que importamos de países que ou inflacionam preços ou desviam encomendas pagas, etc - em vez de meter todas as fichas no Turismo, agora encolhiam os ombros e passavam ao caso seguinte. Não só não o fizeram, como não o estão a fazer, e andam para aí a suspirar pelo regresso dos "bons tempos do turismo pré-Covid", coisa que se calhar nem daqui a 3 anos se verificará. Assim sendo, têm de andar a cheirar no ** dos países de onde vinham os turistas.
  • Filipe
    03 jul, 2020 évora 23:58
    Enganar os Portugueses foi como vender no mercado peixe podre . Mas lá fora não são loucos e sabem a enxovia que é Portugal . Para mais , em vez de andarem a Nacionalizar empresas falidas como a TAP e EFACEC , mais valia com esse dinheiro construírem Hospitais e tirarem os sem abrigo da rua . É uma vergonha injetarem euros onde existem prémios e ordenados a nível dos melhores clubes de futebol da Europa . Mesmo assim esses reduziram salários . É mais uma desculpa para depois pedirem ajuda ao FMI ... entretanto untam uns quantos tubarões da economia ligados ao crime organizado , a lavandaria pública de Portugal .
  • Americo Anastacio
    03 jul, 2020 Leiria 16:43
    Aí está o "milagre" de Costa e Cª. O fruto da "geringonça". Vejam o rombo para as "nossas" contas. Até quando os Portugueses continuam a acreditar nestes gajos..........
  • José J C Cruz Pinto
    03 jul, 2020 Ílhavo 15:43
    Ora proclamem lá mais um pouco o "sucesso português" na COVID -19 e a nossa "excelente diplomacia"! É certo que a diplomacia não é nem foi desonesta como a de muitos, mas - convenhamos - foi totalmente irrealista e desadaptada às circunstâncias "pandémicas" e "concorrenciais" e, pelo resultado, objetivamente, um desastre. E quanto à pandemia propriamente dita, ... "porra", ... olhem para a curva, ... acertem o que cada um diz, façam cumprir a lei ... e deixem-se de tretas! Ajuntamentos ilegais, comportamentos de risco, moradas erradas (de infectados - será que ouvi bem?), etc., não dão nem vão dar direito a cadeia?! [Se não andassem tantos tão obcecados em inventar sucessos em tudo e mais alguma coisa, os insucessos seriam bem menos pesados.]

Destaques V+