Tempo
|
A+ / A-

Jean Castex nomeado primeiro-ministro francês

03 jul, 2020 - 11:52 • Redação com agências

O novo governante, de 55 anos, coordenou estratégia de desconfinamento em França.

A+ / A-

O novo primeiro-ministro francês é Jean Castex. O responsável por organizar o fim do confinamento foi escolhido pelo Presidente Emmanuel Macron para suceder a Édouard Philippe.

No início de junho, altura em que cessou as suas funções temporárias de "Senhor Desconfinamento", como é muitas vezes referido, algumas fontes próximas do chefe de Estado avançaram à imprensa que Castex podia ser "o que quisesse" numa possível remodelação governamental.

Jean Castex tem 55 anos e era até agora autarca da cidade de Prades, no sul de França, junto à fronteira espanhola.

O novo primeiro-ministro pertencia até agora ao partido de direita Les Republicains.

O primeiro-ministro francês apresentou esta sexta-feira demissão ao presidente Emmanuel Macron, anunciou o Eliseu. “Edouard Philippe apresentou hoje a demissão ao presidente da República, que a aceitou. Assegurará, juntamente com os membros do governo, o tratamento dos assuntos pendentes até à nomeação de um novo executivo”, refere o comunicado citado pela agência Reuters.

Philippe, o primeiro-ministro mais popular que Emmanuel Macron, de acordo com as sondagens, chegou da direita e nunca se juntou ao partido República em Marcha, do presidente Macron.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+