Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Negócio da TAP é ruinoso para Portugal”, diz Associação Comercial do Porto

03 jul, 2020 - 12:41 • Olímpia Mairos

Associação portuense mantém providência cautelar para evitar a injeção de 1,2 mil milhões de euros na TAP.

A+ / A-

A Associação Comercial do Porto classifica de "ruinoso" o negócio anunciado pelo Governo, que garante ao Estado o controlo da TAP.

“Não estamos contra o governo, mas a favor do país. Este é um assunto da máxima importância para o país. Não podíamos ficar indiferentes e calados. Achamos que vai ser um negócio ruinoso para Portugal”, disse Nuno Botelho.

O presidente da Associação Comercial do Porto, considera que “se o Governo está a apostar numa empresa com uma quantidade de dinheiro tão avultadas, ela tem, de facto, de prestar um serviço público, ser útil e ser realmente uma companhia de bandeira”.

O Governo aprovou na quinta-feira uma resolução que reconhece o interesse público subjacente à operação de auxílio à TAP, no valor de até 1.200 milhões de euros.

O negócio prevê o pagamento de 55 milhões de euros para que David Neeleman saia da transportadora aérea nacional, ficando o Estado com 72,5% da empresa. O empresário Humberto Pedrosa detém 22,5% e os trabalhadores os restantes 5%.

Nuno Botelho, reconhece que com a solução agora encontrada, a providência pode ficar sem efeito, mas diz ser necessário impedir a ajuda a uma empresa que não presta serviço a todo o país.

“Não é normal que um habitante do Minho, de Trás-os-Montes ou do Algarve pague por uma empresa que não lhe presta serviço”, afirma o presidente da Associação Comercial do Porto.

A associação portuense insiste e mantém a providência cautelar que interpôs há duas semanas para travar a injeção de capital público na TAP.

“Esta providência visa impedir que o Estado financie a TAP, onerando todos os contribuintes sem que a empresa preste um serviço público ao país”, afirmou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o presidente da Associação Comercial do Porto (ACP).

O Governo anunciou na quinta-feira que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, ficando com 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros, com a aquisição da participação (de 22,5%) até agora detida por David Neeleman. O empresário Humberto Pedrosa detém 22,5% e os trabalhadores os restantes 5%.

O executivo esclareceu que a Atlantic Gateway passa a ser controlada por apenas um dos acionistas que compunha o consórcio, designadamente o português Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro.

O dono da companhia aérea Azul, David Neeleman, sai da estrutura acionista da TAP.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    03 jul, 2020 Lisboa 15:29
    "Mantém" a providência cautelar. Mas a partir do momento em que o governo invoca "superior interesse público" e fundamenta o caso - o que é extremamente fácil pois o governo é juíz em causa própria - a Providência cautelar, cai. Ou tencionam contestar a fundamentação do governo o que mesmo assim não impede a suspensão da P.C.?
  • Americo Anastacio
    03 jul, 2020 Leiria 14:49
    Claro. Alguém sabe do amigo do Costa o Sr. Lacerda. O tal que fez a "negociata" com o brasileiro ?

Destaques V+