Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Polícias querem os mesmos benefícios aprovados para trabalhadores do SNS

02 jul, 2020 - 21:23 • Lusa

“Se o governo entender não o fazer, demonstra cabalmente estar a discriminar de uma forma negativa os profissionais da Polícia de Segurança Pública que estão sempre na linha da frente na defesa da República, dos cidadãos e da democracia”, conclui a nota do Sindicato Nacional da Polícia.

A+ / A-

Veja também:


O Sindicato Nacional da Polícia defendeu este quinta-feira que seja alargado à PSP o prémio de desempenho e as férias extra que foram aprovados pelo parlamento para os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde envolvidos na pandemia de covid-19.

“O Sinapol entende que o prémio de desempenho e os dias de férias extra que hoje foram aprovados na Assembleia da República, para os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, diretamente envolvidos no combate à pandemia, sejam alargados aos polícias que estiveram e continuam a estar diretamente envolvidos no combate à pandemia”, refere um comunicado enviado à Lusa.

O sindicato “reconhece a justeza da medida aprovada hoje no âmbito do Orçamento Suplementar, mas considera que os profissionais de polícia devem igualmente ser alvo de um reconhecimento que não se traduza apenas em louvores”.

“Os trabalhadores do SNS, vão beneficiar de “um bónus salarial de 50% do salário base e de uma majoração dos dias de férias, de um dia de férias por cada período de 80 horas de trabalho normal, efetivamente prestado no período em que se verificou a situação de calamidade pública, que fundamentou a declaração do estado de emergência, e ainda, um dia de férias por cada período de 48 horas de trabalho suplementar efetivamente prestado no período em que se verificou a situação de calamidade pública que fundamentou a declaração do estado de emergência”, afirma.

O Sinapol “apela ao Governo, para aplicar aos profissionais da Polícia de Segurança Pública, medidas semelhantes às agora aprovadas na Assembleia da República para os trabalhadores do SNS.

“Se o governo entender não o fazer, demonstra cabalmente estar a discriminar de uma forma negativa, os profissionais da Polícia de Segurança Pública que estão sempre na linha da frente na defesa da República, dos cidadãos e da democracia”, conclui a nota, enviada no dia em que a corporação assinala os seus 153 anos de existência.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 516 mil mortos e infetou mais de 10,71 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.587 pessoas das 42.782 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    03 jul, 2020 Seixal 16:20
    Deviam é ter vergonha. Também fazem serviço nas UCI dos hospitais? Estão dias consecutivos nas enfermarias em contacto com os infectados? Passam dias e dias consecutivos a vestir e despir o equipamento de protecção individual? O rico de infecção é o mesmo? A defesa da República, dos cidadãos e da democracia justifica o mesmo beneficio? Querer comparar o serviço que fazem com o dos profissionais de saúde é imoral, é uma reivindicação oportunista e vergonhosa do sindicato nacional da policia.

Destaques V+