Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​Estudo mundial elogia qualidade do sistema de saúde português na resposta à Covid-19

02 jul, 2020 - 15:33 • Olímpia Mairos

Estudo liderado pela Universidade do Minho conclui que Portugal se destaca “pelo 'timing' do confinamento, pela boa rede de saúde, energia e telecomunicações, que evitaram males maiores”.

A+ / A-

Veja também:


Na resposta à pandemia da Covid-19, Portugal destaca-se pelo "timing" do confinamento e, neste âmbito, pela boa rede de saúde, energia e telecomunicações, por exemplo, que evitaram males maiores. A conclusão é de um estudo mundial sobre o impacto da Covid-19 na gestão de infraestruturas críticas, como sistemas hospitalares, de transportes, de energia, de telecomunicações, de distribuição e financeiros.

Coordenado por José Campos e Matos, investigador da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o trabalho baseia-se num inquérito a que responderam operadores e gestores de infraestruturas críticas nas últimas semanas.

A iniciativa partiu da Associação Europeia de Controlo de Qualidade de Pontes e Estruturas (EuroStruct), presidida por José Campos e Matos e sediada na UMinho, em Guimarães.

Nas conclusões prévias, José Campos e Matos refere que a realidade difere entre os países face aos recursos e verbas alocados e à fase da curva da pandemia, frisando que houve países mais bem preparados para riscos biológicos e o coronavírus, quer nos planos previstos como nas medidas adotadas.

“Vários territórios investiram nesta fase em certas áreas, sobretudo a saúde, e desinvestiram noutras, como a segurança viária, por haver menos movimento”, observa.

As telecomunicações, de acordo com José Campos e Matos, “falharam em muitos países, face ao intenso tele-trabalho e tele-ensino, apesar dos avanços na rede 5G e dos reforços de sinal”.

Já no que toca ao fornecimento da energia (luz, água, gás), o investigador indica que “correu melhor, salvo blackouts temporários, na sequência da queda de duas pontes na Itália e de um sismo na Croácia, por exemplo”, enquanto a “dificuldade no abastecimento de combustíveis foi ultrapassada através da realocação de stocks, face à fraca procura”.

O investigador da UMinho assinala que nos aeroportos, após a redução de voos, alguns países e/ou companhias aéreas retomaram a sua estratégia e aposta em testes rápidos à Covid-19 antes do embarque.

No que diz respeito à gestão de sistemas financeiros, “a capacidade económica do país influenciou”, sublinha José Campos e Matos e em alguns países o Estado apoiou empresas de várias áreas para não pararem, na expectativa de “saírem mais fortes após a pandemia”.

“A resposta das infraestruturas críticas dependeu dos picos e da fase de achatamento da curva epidémica em cada território, além dos recursos económicos, humanos e materiais ao dispor”, sintetiza José Campos e Matos.

No caso da saúde, o docente elogia a qualidade do sistema público português nesta resposta, “apesar das críticas ao desinvestimento dos últimos anos”.

O investigador do Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE) frisa que a China também sobressaiu neste âmbito, ao multiplicar hospitais de campanha e meios avançados de deteção de infetados, embora tenha questões éticas associadas. Em contraponto, lamenta o débil confinamento dos cidadãos em alguns países, que sobrecarregou o sistema de saúde.

José Campos e Matos é vice-presidente da Confederação Europeia de Jovens Empresários e preside à assembleia-geral da Associação Nacional de Jovens Empresários e é nessa qualidade que elogia a política da UE na proteção às start-ups inovadoras, muitas delas nascidas na crise da zona euro e agora alvo do contexto pandémico.

“Há linhas de apoio, crédito, com taxas perto do zero e até candidaturas a avanços tecnológicos para estas PME competirem com congéneres de determinadas regiões do mundo, pois precisamos da Europa mais unida do que nunca”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+