Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fórmula 1 vai tentar regressar "à normalidade" este fim de semana na Áustria

02 jul, 2020 - 11:23 • Lusa

O Mundial arranca no circuito de Spielberg, este domingo. Ainda há a possibilidade de Portugal regressar ao calendário.

A+ / A-

O Mundial de Fórmula 1 começa no domingo, na Áustria, após o adiamento devido à pandemia de Covid-19, com a expectativa de ver se o Lewis Hamilton (Mercedes) consegue igualar o recorde de sete títulos de Schumacher.

Por outro lado, com apenas oito provas já confirmadas, está por saber se o novo calendário que será conhecido, esta quinta-feira, passa por Portugal, 24 anos depois.

O piloto britânico, campeão em título, tem dominado a era híbrida da Fórmula 1, que começou em 2014, tendo conquistado cinco títulos em seis anos (2014, 2015, 2017, 2018 e 2019), juntando-os ao que já tinha alcançado em 2008, pela McLaren.

Com 250 corridas já disputadas e 84 vitórias na carreira, Hamilton pode igualar ou superar os 91 triunfos que Schumacher registou em 308 corridas (outro recorde detido pelo alemão).

O sétimo e último título de Michael Schumacher foi conquistado em 2004, aos 35 anos, precisamente a idade de Lewis Hamilton, que procura tornar-se o mais bem-sucedido piloto de sempre na Fórmula 1.

Para já, detém o recorde de "pole positions", com 88, e tem ainda 151 pódios, menos quatro do que Schumi’ pelo que também esse registo deve cair este ano.

Red Bull mais competitivos

O atraso no regresso ao trabalho permitiu à Red Bull resolver alguns problemas e, pelo menos aparentemente, aproximar-se do nível de prestações da Mercedes, que mudou a cor do carro do prateado para negro como forma de protesto contra o racismo.

Já a Ferrari aproveitou a paragem para criar um problema adicional. Para além do atraso em termos de desempenho que aparenta face aos Mercedes e Red Bull, anunciou já a substituição do alemão Sebastian Vettel pelo espanhol Carlos Sainz, mas que se consumará apenas no final da temporada.

Será, por isso, um ambiente pesado o que se vai viver nas boxes da equipa italiana, até porque Vettel ainda não definiu o futuro e viu já fecharem-se diversas portas e terá Charles Leclerc como um companheiro ainda mais reforçado do que há um ano.

O mesmo se passa na Renault, que viu o australiano Daniel Ricciardo anunciar a partida para a McLaren, também no final da temporada que ainda nem começou, o que revela uma grave desconfiança quanto ao desempenho da equipa em 2020.

Na Red Bull, o holandês Max Verstappen segue com estatuto intocável.

Depois de um arranque em falso na Austrália, em março, com a pandemia a impedir o normal arranque do campeonato quando todo o circo já estava montado, espera-se que alguma normalidade regresse com o início das corridas no circuito austríaco de Spielberg, o Red Bull Ring, apesar de o público estar fora da equação.

As medidas de proteção implicam um maior isolamento entre as equipas e restrições quanto ao número de elementos presentes.

O espetro do adiamento ou cancelamento continua a pairar sobre o campeonato, num ano que prometia ser histórico pois o campeonato cumpre o 70.º aniversário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+