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Pedir renovação do Cartão de Cidadão por SMS durante pandemia foi fácil. O problema agora é levantá-lo

01 jul, 2020 - 19:58 • Ana Carrilho

Cerca de 40 mil pessoas pediram novo CC durante o período de confinamento. Há conservatórias a receber 800 cartões por dia para entregar, mas com agendamento, há quem tenha que esperar muitos meses, alerta a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP).

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Com as Lojas do Cidadão e Conservatórias fechadas durante o estado de emergência, o Governo facilitou os primeiros pedidos ou renovação do Cartão de Cidadão por meios digitais ou mensagem. Segundo a Federação de Sindicatos da Administração Pública, cerca de 40 mil pessoas recorreram a esses meios alternativos.

O problema é agora porque, para fazer o levantamento, é preciso fazer marcação.

Segundo o coordenador da FESAP, José Abraão, há conservatórias e Lojas do Cidadão, sobretudo em Lisboa e Porto, a receber diariamente cerca de 800 cartões para entregar aos respetivos titulares. Com tal pressão não conseguem fazer esse serviço em prazos razoáveis, considera. José Abraão alerta que há pessoas que vão esperar vários meses, “até muito próximo do fim do ano” para receber o seu documento de identificação.

Por isso, a organização sindical já pediu uma audiência à ministra da Justiça para discutir soluções para este “entupimento”.

O recrutamento de mais funcionários, a abertura de lojas “dedicadas” para a entrega desta avalanche de cartões, nem que seja temporariamente. Ou ainda que, por vontade do cidadão, o respetivo cartão possa ser enviado pelos CTT para a sua morada fiscal. São algumas das propostas que a FESAP tem preparadas para entregar a Francisca Van Dunen.

Comentários
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  • J M
    02 jul, 2020 Seixal 16:07
    Se o dia estiver agendado é possível entregar largas dezenas ou mesmo centenas de C.C. por dia. Mais uma desculpa do sindicalista para recrutar mais pessoal para os quadros da função pública. Quantos mais forem menos fazem e a quantidade de cartões entregue ao fim do dia é sempre o mesmo.
  • Carmindo Alves
    02 jul, 2020 14:25
    É só mentirosos a querer dar nas vistas. E não é que recebi a mensagem do 23 de junho e confirmei no mesmo dia e recebi a carta com os códigos e referência multibanco para pagar paguei dia 30 de junho agendei o levantamento e ficou agendado dia 9 de julho.
  • ze
    02 jul, 2020 aldeia 07:49
    esqueceram-se deste pormenor burocrático........

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