|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Igreja na Amazónia passa a ter uma “Conferência Eclesial”

30 jun, 2020 - 10:07

Aprovada por unanimidade após vários meses de trabalho, os bispos e representantes das igrejas da região amazónica criaram um novo organismo transnacional.

A+ / A-

A iniciativa surge na sequência do documento final do Sínodo para a Amazónia, realizado em Roma em 2019, e tem como objectivo “ajudar a delinear o rosto amazónico da Igreja”, bem como “encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora”. Objectivo também reforçado pelo próprio Papa Francisco, na sua Exortação pós-sinodal “Querida Amazónia”.

Este novo organismo eclesial (e não episcopal), tem como presidente o cardeal brasileiro D. Cláudio Hummes, que já tinha sido escolhido pelo Papa para presidir à Assembleia sinodal de Roma e que no final desse encontro tinha manifestado à Renascença grande esperança na aplicação destes objetivos.

Em comunicado, os bispos e membros desta Conferência Eclesial apostam na “sinodalidade como forma de ser igreja” e no respeito das diferentes realidades deste vasto território, que “refletem a unidade na diversidade”. O objectivo passa também por reunir esforços e talentos “para aplicar a doutrina social da Igreja na Amazónia”.

Esta nova Conferencia Eclesial abrange nove países da região amazónica que serão representados por delegações de bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e populações indígenas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.