Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2020

SNS. Aprovada proposta do PCP para contratação de mais profissionais

30 jun, 2020 - 17:09

Para acelerar o processo, e sempre que tal seja possível, a proposta comunista determina que a contratação dos profissionais de saúde seja feita com recurso às listagens de ordenação de candidatos a procedimentos concursais anteriores.

A+ / A-

Veja também:


Os deputados aprovaram esta terça-feira uma proposta do PCP que prevê o reforço da contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da abertura de concurso no prazo de três dias.

A medida integra o leque de alterações ao Orçamento do Estado Suplementar, cuja discussão e votação na especialidade foi hoje iniciada, tendo sido viabilizada com os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PAN e a abstenção dos demais partidos.

“No prazo de 30 dias, iniciam-se os procedimentos para contratação de profissionais para o SNS, em especial de médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos, assistentes operacionais, entre outros, ao nível dos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, saúde pública, cuidados continuados e cuidados paliativos”, refere a proposta dos comunistas.

Para acelerar o processo, e sempre que tal seja possível, a proposta determina que a contratação dos profissionais de saúde seja feita com recurso às listagens de ordenação de candidatos a procedimentos concursais anteriores.

Para o PCP, perante o atual contexto de pandemia e de adiamento de muitos dos cuidados de saúde, torna-se “fundamental reforçar” a capacidade de resposta do SNS.

Além desta, foi também hoje aprovada a proposta do PCP que prevê o alargamento do número de camas de cuidados intensivos, com o objetivo de alcançar cerca de 950 camas até setembro de 2020 e reforçar em mais 800 camas para doentes agudos até ao final deste ano.

Aprovada foi também a propostas dos comunistas para a criação da reserva estratégica de medicamentos e dispositivos, com indicação de esta ser revista de forma periódica, tendo em conta a evolução tecnológica e epidemiológica, o armazenamento descentralizado nos estabelecimentos hospitalares do SNS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+