Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Sintra e Lisboa concentram mais de 100 novos casos

30 jun, 2020 - 16:32 • Inês Braga Sampaio

A região de Lisboa e Vale do Tejo reúne 82% dos novos casos nacionais. Dos 52 municípios que a compõem, apenas quatro permanecem livres de casos confirmados. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta terça-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 244 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Segundo o mesmo documento, nas últimas 24 horas, registaram-se 294 novos casos em todo o país. No entanto, os dados referentes aos concelhos, dão conta de 229 novos infetados. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Sintra (+54), Lisboa (+49), Amadora (+31), Odivelas (+23), Vila Franca de Xira (+17) e Loures (+15) são os concelhos com o maior aumento de infeções nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS.

De acordo com o mesmo boletim, 48 concelhos registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e dez concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Sintra, Loures, Amadora, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Braga, Odivelas e Gondomar.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (90% do total de casos confirmados).


Casos de Covid-19 por concelho

Lisboa continua a ser o concelho português mais afetado pela pandemia. Está no topo da tabela, com um total de 3.502 infetados com o novo coronavírus, seguida de Sintra (2.668), Loures (1.827), Amadora (1.697), Vila Nova de Gaia (1.650), Porto (1.414), Matosinhos (1.292), Braga (1.256), Odivelas (1.101) e Gondomar (1.093). O concelho do Porto segue sem aumento de novos casos.

Em todo o país, 258 municípios mantêm o número de infetados face ao dia anterior. Nelas e Grândola são os únicos concelhos com decréscimo de casos. Contactada pela Renascença, a DGS não apresentou ainda qualquer esclarecimento adicional.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) regista 82% dos novos casos nacionais. Apenas 5 concelhos - Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha - permanecem livres de casos confirmados, em toda a região LVT, que no seu total soma 52 municípios.

Portugal regista 1.576 mortes (mais oito que na segunda -feira) e 42.141 casos (mais 229) confirmados de infeção com Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Cinco das mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, que é, neste momento, o epicentro da pandemia em Portugal, com um total de 19.165 casos confirmados.

O relatório desta terça-feira, com dados atualizados até às 00h00 de segunda, mostra uma subida de 300 no número de recuperados, para um total de 27.505 (65% dos casos confirmados). O número de casos ativos desce para 13.060 (menos 79).

A taxa de letalidade mantém-se nos 3,7% (16,3% acima dos 70 anos).

Desde o dia 1 de janeiro, registaram-se 380.476 casos suspeitos. O relatório revela, ainda, que 1.454 casos ainda aguardam os resultados dos testes laboratoriais e mais de 31 mil pessoas estão sob vigilância das autoridades sanitárias.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (818), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (473), da região Centro (248), do Algarve (15) e do Alentejo, com sete mortos. O boletim dá conta de 15 óbitos nos Açores. O arquipélago da Madeira continua sem registo de mortes por Covid-19.

No total, morreram 790 mulheres e 786 homens com Covid-19.


Siutação por região

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+