Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aflito com o Portal das Matrículas? Governo dá mais um dia para inscrições no pré-escolar e 1.º ano

30 jun, 2020 - 17:40 • Cristina Nascimento

Devido à pandemia, este ano o Ministério da Educação decidiu que as matrículas para o ensino público seriam feitas preferencialmente através do Portal.

A+ / A-

O Ministério da Educação decidiu prolongar por mais um dia o prazo para a inscrição no ensino público pré-escolar e para o 1.º ano de escolaridade do Primeiro Ciclo.

Num comunicado enviado à Renascença, o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues garante que "o Portal das Matrículas está em funcionamento, estando a ocorrer sistematicamente operações de robustecimento da operação". No entanto, "para que todos os procedimentos possam concluir-se com tranquilidade, numa altura de exceção para todas as famílias, o Ministério da Educação prolonga o prazo por mais 24 horas".

Apesar das intervenções técnicas, a Renascença sabe que ao longo do dia de hoje e dos últimos dias muitos encarregados de educação têm enfrentado várias dificuldades em concluir o processo. De acordo com o Ministério da Educação, esta terça-feira o portal "registou um pico de 40 mil transações por segundo.

Quanto aos restantes anos de escolaridade, os prazos para a realização das matrículas são definidos pelos vários agrupamentos e dependem de quando são conhecidas as avaliações dos alunos.

Devido à pandemia, este ano o Ministério da Educação decidiu que as matrículas para o ensino público seriam feitas preferencialmente através do Portal.

"No ano passado, cerca de 75% das matrículas fizeram-se nas secretarias da escola, ao passo que, este ano, cerca de 85% das matrículas já realizadas foram feitas on-line", acrescenta o comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    05 jul, 2020 Lisboa 17:42
    Impossível passar da fase 3 devido à colocação da fotografia do aluno. Não aceita qualquer formato ou tamanho que tenha gravado.
  • Ricardo
    02 jul, 2020 Mangualde 15:03
    Temos que ter calma. São milhões de pessoas a tentar aceder a um site que não tem capacidade. Ninguém ficará de fora no processo de matrículas por isso tenham calma. Perder a cabeça é tudo o que não podemos. Eu já consegui matricular a minha mais velha e a mais nova está difícil mas mal nenhum vem ao mundo. Se não conseguir dentro do prazo é uma questão que o Ministério da Educação e Ciência terá que assumir e como tal deveremos estar tranquilos pois eles sabem o que se passa. Cordiais cumprimentos.
  • PAULO MARTINS
    02 jul, 2020 FELGUEIRAS 10:51
    Os Srs. governantes, ao contrário do que é costume, não deveriam sacudir a água do capote. A realidade é que ontem, até à meia noite, ainda se conseguia fazer alguma coisa em tal site (se bem que após quinhentas tentativas e com muita informação perdida pelo meio). Pouco depois da meia noite, eis que o site entra em manutenção, situação que ainda se observa neste preciso momento. É MUITO GRAVE aquilo que se está a passar e tal deve ser objeto de abordagem persistente por parte dos Srs. jornalistas junto de quem governa. O "Simplex" é uma coisa bonita ... para a fotografia ... só que, como sempre, "quem se lixa é o mexilhão" (vulgo povo ... aquele que tem de trabalhar/justificar aquilo que a entidade patronal lhe paga)!
  • Goncalo Matos
    02 jul, 2020 Algés 10:07
    O site não fuinciona, não respondem aos mails, na escola atendem mas remetem para a DGEEC. Algo que dveria ser tão simples está transformado num tormento.
  • Ana Batista
    02 jul, 2020 01:20
    O SITE NESTE MOMENTO ESTÁ EM MANUTENÇÃO... PENSO QUE JÁ FAÇO DE PROPÓSITO PARA NÃO CONSEGUIRMOS INSCREVER OS NOSSOS FILHOS...
  • Paulo
    01 jul, 2020 Cascais 21:41
    Era melhor darem mais um século, dado a celeridade do site
  • Victor Mendes
    01 jul, 2020 Arouca 17:27
    Estou há várias horas a tentar matricular o meu filho. A plataforma não abre sequer. Que se passa?. Resolvam, por favor. como faço se não conseguir dentro do prazo.

Destaques V+