Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Suíça coloca 300 pessoas em quarentena após surto em clube noturno

28 jun, 2020 - 10:08 • Lusa

À imagem da maioria dos países europeus, a Suíça reduziu o número de contaminações por covid-19, mas enfrenta agora alguns surtos, à medida que tenta dar novo impulso à economia.

A+ / A-

As autoridades sanitárias da Suíça colocaram 300 pessoas em quarentena devido a um surto do novo coronavírus num clube noturno de Zurique, que se espalhou de forma extremamente rápida, foi hoje anunciado.

Um homem que esteve há uma semana no Flamingo Club testou positivo na quinta-feira. Os seus cinco acompanhantes na festa foram testados no dia seguinte, tendo sido também declarados contaminados com covid-19.

Com a ajuda de uma lista de convidados fornecida pelo clube noturno, as autoridades contactaram todos os que participaram na festa, colocando-os numa quarentena de dez dias destinada a tentar controlar a progressão do coronavírus.

Os responsáveis suíços destacam que o incidente no Flamingo Club mostra como é importante manter o distanciamento social e hábitos de higiene, mesmo numa altura em que o desconfinamento está a ser gradualmente levantado no país.

Deixaram mesmo um aviso: se houver mais surtos do género em casas noturnas é provável que estes estabelecimentos comerciais voltem a ser encerrados para prevenir este tipo de contaminação rápida ("superspreader", em inglês).

À imagem da maioria dos países europeus, a Suíça reduziu o número de contaminações por covid-19, mas enfrenta agora alguns surtos, à medida que tenta dar novo impulso à economia, muito afetada pelo confinamento.

Segundo o mais recente relatório das autoridades sanitárias, entre sexta e sábado registaram-se 69 casos de contaminação, num total de 31.555 casos, tendo morrido até agora no país 1.681 pessoas por causa do novo coronavirus.

CASOS NA EUROPA

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 495 mil mortos e infetou mais de 9,87 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • daniel matos duarte
    28 jun, 2020 Sintra 12:30
    Era bom ver a polícia mais ativa nos indivíduos que bebem juntos nas ruas.

Destaques V+