Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
José Manuel Fernandes e o futuro da UE - Decidir Europa

Decidir Europa

José Manuel Fernandes e os desafios da UE

27 jun, 2020 • José Bastos


O eurodeputado do PSD Europeu analisa a resposta da União Europeia à crise.

A chanceler alemã Angela Merkel considera que “a Europa ainda não está suficientemente preparada para enfrentar crises” e que “para o projecto europeu se manter a economia tem de sobreviver”.

Mesmo que em graves situações anteriores, como a crise financeira ou a questão migratória, já se tinha visto essa insuficiência, agora, face ao desafio sem precedentes da pandemia da Covid 19, “todos os estados europeus têm o genuíno interesse em manter um mercado único europeu forte e de apresentar a Europa ao mundo como um bloco”, diz Angela Merkel.

A poucos dias da Alemanha assumir, no dia 1 de julho, a presidência rotativa da União Europeia, a chanceler alemã federal concedeu uma entrevista conjunta a seis títulos de referência dos jornais europeus, o grupo Europa, de que fazem parte The Guardian, Le Monde, Polityka, La Stampa, La Vanguardia e o Suddeutsche Zeitung com uma difusão de mais de milhão e meio de exemplares impressos.

Em concreto sobre o plano de recuperação europeu, Angela Merkel justificou a mudança alemã para a defesa do plano de apoio financeiro constituído não apenas por empréstimos como por subvenções directas. “Neste contexto é necessário que a Alemanha não pense apenas em si mesma, mas que esteja disposta a levar a cabo um extraordinário acto de solidariedade”, afirmou Merkel.

Sobre a próxima presidência alemã, Angela Merkel e os desafios colocados ao projecto europeu (e, em particular, a Portugal) elabora nesta emissão o engenheiro José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.