Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal

Marcelo não comenta indicação de Centeno para governador antes de reunião com Costa

26 jun, 2020 - 16:24

O primeiro-ministro escreveu na quinta-feira ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta do Governo para nomear o ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.

A+ / A-

O Presidente da República voltou esta sexta-feira a rejeitar pronunciar-se sobre a indicação de Mário Centeno para Governador do Banco de Portugal, referindo que ainda hoje se reunirá com o primeiro-ministro, em Lisboa.

Convidado a pronunciar-se sobre a indicação do Governo, na quinta-feira, do ex-ministro da Finanças, Mário Centeno, para futuro Governador do Banco de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa disse nada ter para já a acrescentar ao que afirmou na quinta-feira e adiantou que quando chegar, hoje, a Lisboa irá reunir-se com o primeiro-ministro, na habitual reunião semanal.

O Presidente da República falava aos jornalistas, no Porto, depois de visitar a Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, marcando o fim do ano letivo.

Na quinta-feira, no decorrer de uma iniciativa no Porto, o Presidente da República tinha afirmado que não se pronunciaria sobre essa indicação, alegando que o soube através da comunicação social.

"Não comento. Vi-a [a informação] nas notícias, portanto não vou comentar. Agradeço muito à comunicação social o ter transmitido, mas não vou comentar (…) aquilo que soube através da comunicação social", limitou-se a afirmar o chefe de Estado quando confrontado com a proposta do Governo, liderado pelo socialista António Costa.

O primeiro-ministro escreveu na quinta-feira ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta do Governo para nomear o ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.

"É intenção do Governo, na sequência de proposta do senhor ministro de Estado e das Finanças [João Leão], designar o professor doutor Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal", lê-se na missiva enviada por António Costa a Ferro Rodrigues.

Na mesma carta, à qual a agência Lusa teve acesso, o primeiro-ministro pede depois que "seja requerida a audição do indigitado na comissão parlamentar competente, nos termos do disposto na lei orgânica do Banco de Portugal".

Em 9 de junho, o Presidente da República aceitou a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    27 jun, 2020 14:54
    Centeno impôs aos cidadãos os maiores impostos indiretos de sempre, prejudicando sobretudo a classe média e mais baixa. Fez cativações dolorosas, e não fez os investimentos necessários e urgentes na função pública para assim melhor servir os cidadãos. E deixou aumentar muitíssimo a dívida do Estado…

Destaques V+