Tempo
|
A+ / A-

Três casos de Covid-19 na prisão da Carregueira

26 jun, 2020 - 09:05 • Beatriz Lopes , com redação

Sindicato dos Guardas Prisionais acusa direção do estabelecimento prisional "ocultar o número de infetados e a infeção no pessoal".

A+ / A-

Veja também:


Três guardas do Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, testaram positivo à Covid-19.

A notícia foi confirmada à Renascença pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pelo Sindicato dos Guardas Prisionais.

Jorge Alves, do Sindicato dos Guardas Prisionais, acusa a direção e chefia do Estabelecimento Prisional da Carregueira de tentar ocultar a situação.

“Ocultou o número de infetados e ocultou a infeção no pessoal, porque os testes foram realizados, o resultado terá vindo e, segundo parece - e esta é a preocupação do pessoal - as pessoas estiveram a trabalhar infetadas mesmo depois de ter vindo o resultado”, acusa o sindicalista em declarações à Renascença.

"Só a partir de ontem é que os funcionários civis começaram a usar máscara e os nossos colegas associam essa atitude com a questão dos resultados positivos na Carregueira", refere Jorge Alves.

De acordo com o sindicalista, os trabalhadores do estabelecimento prisional exigem testes depois dos guardas prisionais terem estado em contacto com cerca de 40 colegas.

Já a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirma, em comunicado, os três infetados, esclarecendo apenas que "os trabalhadores estão assintomáticos e em isolamento domiciliário".

Os reclusos que tiveram contacto com os guardas em questão vão também ser testados, adianta a DGRSP.

Este é o segundo foco de Covid-19 em poucos dias nas prisões portuguesas. Na quarta-feira, foram confirmados três casos no Hospital Prisional de Caxias, no concelho de Oeiras.

As infetadas são três trabalhadoras da limpeza de uma empresa externa que presta serviço naquele hospital, que se encontram assintomáticas.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+