Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Cancelado exercício final com alunos da Academia Militar

26 jun, 2020 - 11:02 • Ana Rodrigues

A decisão prende-se com a “evolução da situação epidemiológica em Portugal e, em especial, na região de Lisboa e Vale do Tejo”, diz fonte do Exército à Renascença.

A+ / A-

O Exército decidiu nesta sexta-feira cancelar o exercício final presencial com os alunos da Academia Militar.

Segundo apurou a Renascença, os alunos do 1.º ao 4.º ano (mais de 300) deveriam apresentar-se no dia 1 de julho na academia da Amadora para participar no exercício “Leão 20”, que consiste em duas semanas de campo.

Em resposta ao pedido de esclarecimento feito pela Renascença, o Exército informa que, "devido à evolução da situação epidemiológica em Portugal e, em especial, na região de Lisboa e Vale do Tejo, o Exercício Final da Academia Militar – Exercício Leão 20, foi alterado para uma configuração não presencial”.

A decisão foi tomada nas últimas horas, uma vez que, na quinta-feira à tarde, houve uma reunião preparatória entre os oficiais para definir este exercício, entretanto reconfigurado, tendo ficado decidido que as semanas de campo iriam avançar com a entrega de um kit individual com três máscaras por dia e gel desinfetante a cada aluno.

Foram ainda convocados mais instrutores. A ideia era fazer mais grupos com menos alunos, para evitar cadeias de contágio.

Fontes militares garantem que não foi pedido qualquer parecer à Direção-Geral de Saúde (DGS) e que o Exército se fundamentou apenas num parecer da direção de saúde militar.

Certo é que o exercício presencial foi cancelado e segue o modelo à distância, tal como tem acontecido com as aulas desde meados de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+