Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

“Um descuido e tudo voltará a fechar”. Vídeo viral em Itália deixa alerta aos jovens

26 jun, 2020 - 10:28 • Marta Grosso

Itália foi o primeiro epicentro da pandemia de Covid-19 na Europa. Com o desconfinamento, e tal como noutros países, as pessoas voltaram juntar-se e o número de novos casos voltou a subir.

A+ / A-

Veja também:


"Apenas um descuido e tudo voltará a parar". Esta é a mensagem transmitida por um vídeo divulgado pela região italiana de Veneto e que se começou a espalhar pelo país.

Apresentado pelo governador Luca Zaia, o vídeo pretende consciencializar as pessoas – e os jovens, em especial – sobre a importância de respeitar as regras para conter o novo coronavírus.

As imagens mostram muitas pessoas a divertir-se na rua, a beber e conviver, cumprimentando-se com beijos e toques físicos, revelando atitudes “de leveza” face ao momento que o mundo vive.

As mesmas imagens são justapostas às de doentes com Covid-19 hospitalizados e intubados. "Happy hour?", questiona-se no fim.


“A Covid-19 combate-se nos hospitais. Mas, sobretudo, lá fora”, ouve ainda no vídeo.

Itália foi primeiro o epicentro da pandemia na Europa e conta hoje mais de 239 mil casos da doença. O número de mortos está nos 34.675 e o número de recuperados ultrapassa os 186 mil – o que cifra o número de casos ativos em 18.303.

A região da Lombardia foi a primeira a ser afetada pelo novo coronavírus e é ainda a que regista mais casos, embora tenham vindo a diminuir.

Depois da tendência de descida, Itália voltou a registar um ligeiro aumento de infeções. Tal como noutros países, o desconfinamento levou as pessoas a regressar aos convívios, muitas vezes sem respeito pelas regras básicas de proteção e segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para conter e combater a pandemia.

Também em Portugal, os convívios e festas começaram a ocorrer e Lisboa, onde o surto está mais ativo, lançou uma campanha dirigida aos jovens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+